Igrejas inclusivas são tema de curta documental pernambucano lançado no Canal Futura


Livro de Orações

Preces Fora do Armário mescla memórias do diretor e de representantes de movimentos que mesclam religião e diversidade sexual

Cristianismo e sexualidade são mesmo âmbitos que precisam estar tão segregados na nossa sociedade? Partindo desta pergunta, o pesquisador e diretor Márcio Andrade mergulhou em suas próprias memórias como evangélico e da descoberta da sexualidade para realizar seu primeiro curta-metragem, o documentário Preces Fora do Armário, realizado pela produtora Combo Multimídia.
Brian Oliver, entrevistado




Filmado no Rio de Janeiro e em Pernambuco e contando com patrocínio do Canal Futura a partir de uma seleção anual via chamada pública, o curta-metragem será exibido na terça-feira, 27.02 (3ª), às 18h45, e já está disponível no Futura Play. Com uma trajetória mais acadêmica do que artística, Andrade comenta sobre o que o motivou a enveredar pela produção cinematográfica: “A diversidade estilística e temática que o documentário contemporâneo vem oferecendo me impulsionou em uma pesquisa de doutorado que se relaciona muito às narrativas de si. E, quando vi o chamado aberto para a produção pelo Futura, decidi experimentar um pouco o outro lado dessa pesquisa. Como seria representar imageticamente uma faceta da minha história, tão pautada por uma tensão entre religião em que fui criado e a descoberta da sexualidade?”
Mesmo com essa verve autobiográfica bastante evidente, o curta se alia a depoimentos de pessoas que, assim como o diretor, também enfrentaram os mesmos dilemas na tentativa de conciliar a sexualidade e o exercício da fé. Uma delas, Cristiana Serra, representante do grupo carioca Diversidade Católica, comenta um pouco sobre como essas narrativas de discriminação e redenção desvelam desejos de amparo e lutas pelo direito à espiritualidade
No Brasil, igrejas como Comunidade Metropolitana e Anglicana e grupos como Diversidade Católica vêm abrindo uma diversidade de filiais em vários estados e abrigando gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais - pessoas consideradas “pecadoras” em outras vertentes do cristianismo. “Minha intenção não está em reforçar polarizações ou investir em posicionamentos extremistas, mas justamente habitar os conflitos que abrangem as motivações, tabus e dificuldades que envolvem esses exercícios”, finaliza Andrade.
Cristiana Serra, do grupo carioca Diversidade Católica, entrevistada

Sobre Márcio Andrade
Doutorando em Comunicação (UERJ) e Mestre em Educação Tecnológica (UFPE). Autor dos livros Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos (2015), e O Ato Narrativo Audiovisual e a Inclusão Digital (2015), além de artigos em periódicos acadêmicos.
Já atuou como roteirista e produtor de vídeos institucionais, didáticos e programas radiofônicos em projetos da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), do Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD/ITEP) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (EADTec/UFRPE). Além disso, colaborou como educador e pesquisador no Programa de Extensão Proi-Digit@l (UFPE) e, como crítico e podcaster, no site de cinema Zona Crítica.
Sobre a Combo Multimídia
Fundada em 2015 por Márcio Andrade e Roberto Fernandes, a produtora atua nos eixos de Produção, Formação e Pesquisa. Em Produção, vem investindo no nicho de produção de conteúdo para internet – mais especificamente com o site Quarta Parede (www.4parede.com), revista digital que publica dossiês temáticos com entrevistas, ensaios, podcasts e videocasts relacionado às artes cênicas –, além de iniciar a produção Aventurama, programa radiofônico seriado infanto-juvenil a ser lançado em 2018 (ambos com incentivo do Funcultura) no formato de podcast, e de curtas-metragens como Preces Fora do Armário (com patrocínio do Canal Futura) e Las Mariposas (que entrará em produção em 2018, com incentivo do Funcultura). A produtora vem realizando também oficinas de roteiro, de comunicação e criação Multimídia e de Crítica Cinematográfica.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife