Projeto Bandas de PE comemora 10 anos nesta sexta-feira (17)


A comemoração será na sede do Conservatório Pernambucano de Música, com homenagens aos antigos e atuais integrantes do grupo

Levar informações e musicalidade para todo o Estado por meio de aulas práticas e teóricas. É esse o propósito que move o projeto Bandas de PE, da Secretaria de Educação do Estado, por meio do Conservatório Pernambucano de Música (CPM). A iniciativa está completando 10 anos de existência e para comemorar o sucesso, uma festa acontece nesta sexta-feira (17), no Auditório Cussy de Almeida, na sede do CPM, às 19h. A entrada é gratuita.


A noite terá início com a apresentação dos trabalhos já realizados pelos integrantes do projeto. A diretora-geral do Conservatório, Roseane Hazin, divide o bom resultado do programa com o professor e coordenador da iniciativa, Diógenes Pires. “É com muita alegria que comemoramos 10 anos dessa ação que dá tão certo, que leva música e conhecimento para todos os cantos do Estado e, mais do que isso, renova esperanças”, comemora Roseane.

Como parte da celebração, participantes atuais e antigos receberão homenagens e certificados. Logo após, os professores que fazem parte da banda vão animar o público com muita música. “Ministramos aulas por todo Estado para incentivar os jovens músicos e a comunidade de cada cidade. É gratificante saber que tocamos pessoas através do conhecimento musical”, destaca Diógenes.

Em parceria com as Bandas Filarmônicas dos municípios, a iniciativa oferece Concertos-aulas com profissionais experientes, que apresentam as diversas possibilidades dos instrumentos. Pela manhã, os músicos assistem a aulas dos instrumentos específicos, entre eles trompete, trompa, trombone, tuba, sax, flauta, clarinete e percussão, além de regência e editoração musical. À tarde, os alunos se reúnem, formam uma nova banda filarmônica e ensaiam um repertório a ser apresentado para o público ao fim da capacitação. Participam da iniciativa músicos profissionais e estudantes das cidades contempladas.

Além dos Concertos-aula, o projeto se dedica à Difusão e Pesquisa. Os profissionais do Conservatório trabalham a partir de três eixos estruturadores: democratização do Estado (referente à qualidade de vida), transposição do conhecimento (levando em conta a interiorização da cultura) e o desenvolvimento econômico para todos.

Serviço:
Aniversário de 10 anos do projeto Bandas de PE
Dia 17, às 19h
Conservatório Pernambucano de Música 
Av. João de Barros, 594, Santo Amaro
Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente