Exposição fotográfica retrata cotidiano da zona da mata de Pernambuco

Foto: Francisco Baccaro


O corte da cana de açúcar, as queimadas pós colheita, a cultura dos brincantes e todo o universo que compõe o dia-a-dia do homem rural da zona da mata do estado viraram exposição fotográfica pelas lentes dos fotógrafos Joãomiguel Pinheiro e Francisco Baccaro. Comincentivo do FUNCULTURA 2015/2016, a exposição itinerante ‘Rurais' chega ao Recife nesta terça-feira (12) e segue até 16 de dezembro, no Pátio do Carmo, no bairro do Santo Antônio, com visitação gratuita.  


As fotografias foram feitas durante uma produção cinematográfica e despertou o interesse dos profissionais para conhecer mais sobre a região, suas tradições e costumes.  Cada um com seu estilo e olhar desenvolveu seus registros.  Joãomiguel optou por documentar em preto & branco, enquanto Baccaro trouxe o lúdico com colorido e movimentos. 

Foto: Joãomiguel
São 14 fotos fotografias que estarão aplicadas nas janelas de um ônibus onde a luz do sol será a iluminação natural e ao lado, mais 24 fotos expostas em uma tenda. Além disso, o ônibus conta com caixas de som que dão a paisagem sonora composta por sons de queimadas, corte de cana, todos captados para fazer o público se sentir o mais próximo possível da experiência real vivida pelo homo ruralis”.  “A nossa intenção é levar o trabalho de volta para a Mata Norte e Mata Sul para que o homem rural também possa se ver através das nossas lentes, afirma Joãomiguel. 

Acessibilidade:
A exposição “Rurais” quer se transformar em uma experiência sensorial completa para todos os públicos e para isso a acessibilidade foi desenvolvida com muito cuidado. A mostra oferece monitoria e audiodescrição para todas as fotos, vídeo em libras e fichas escritas em braille em acetato.

Serviço:
Exposição "Rurais" 
De 13 a 16 de dezembro - Praça do Carmo/Recife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado