8º Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife exibe filmes do Brasil e do exterior

A GRANDE CEIA QUILOMBOLA

Programação acontece entre 20 e 23 de novembro na Caixa Cultural do Recife e Universidade Federal de Pernambuco


A capital pernambucana recebe entre os dias 20 e 23 de novembro a 8ª edição do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife (FIFER). A programação conta com exibições na Sala Multimídia da Caixa Cultural no Recife Antigo e na UFPE, nos espaços do Programa de Pós-graduação em Antropologia no 13º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), com mostras competitiva e paralela (não competitiva), além de oficinas promovidas pelo LAV (Laboratório de Antropologia Visual da UFPE), que acontecem desde 2008.

Para esta edição do festival foram recebidos 102 filmes  de realizadores do Brasil e do exterior, 30% a mais do que no ano passado, um conjunto significativo filmes provenientes de países como Portugal, Espanha, França, China, México, Chile, Tailândia, Coréia, Alemanha, Venezuela. A comissão de curadoria das mostras  foi composta por profissionais que atuam no audiovisual e avaliaram os filmes segundo critérios do edital do festival, que tem o objetivo de exibir e premiar produções que abordam através do olhar etnográfico, a cultura do outro – seus saberes, artes, comportamentos que apresentem qualidade técnica reconhecida na área.

A homenageada do 8º FIFER é a cineasta pernambucana Adelina Pontual pelo conjunto de sua obra e sua importante contribuição ao cinema nessas últimas décadas. A homenagem ocorrerá no dia 20 de novembro durante a abertura oficial do 8º FIFER. O júri da mostra competitiva será composto por Philipi Bandeira (Brasil), Mariana Rivera (México) Angela Toresan (Inglaterra), Steve Nugent (Inglaterra) Raquel do Monte (Brasil) e Maria Godio (Argentina), todos com ampla experiência e participação em festivais e produtores no campo do filme etnográfico. 

Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife é promovido e realizado pelo Laboratório de Antropologia Visual, do programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. Nesta edição, o festival continua com o apoio do Programa de Pós-Graduação da UFPE, da Caixa Cultural, Associação Brasileira de Antropologia e do Funcultura, tendo como parceiros internacionais o Centro de Antropologia Visual da Universidade Goldsmith, de Londres (Inglaterra), e o Fórum do Cinema Antropológico da Universidade de Perugia, na Itália. A programação completa está no site do festival (http://www3.ufpe.br/filmedorecife).


SERVIÇO:
8ª edição do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife
20 a 23 de novembro | Com sessões às 10h, 14h e 18h
Caixa Cultural do Recife (Mostra Competitiva) 
UFPE (Mostra Paralela): 13º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)
Gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife