“Arte – Loucura, Fantasma e Feminismo” é tema de exposição de professora da AESO-Barros Melo


Mostra reúne peças em diferentes plataformas,  entra em cartaz neste sábado (21) e segue até o dia 06 de dezembro, na Galeria Baobá

“A raiva, o medo, a desobediência e a sexualidade da mulher eram considerados comportamentos histéricos que precisavam ser corrigidos. O manicômio era uma punição para a conduta tida como inadequada. Um lugar para esconder as mulheres, consideradas uma ameaça aos bons costumes”. A afirmação é da professora da AESO-Barros Melo e artista, Milena Travassos, que inaugura neste sábado (21), a exposição “Um lugar dentro dele”, na Galeria Baobá (Av. Dezessete de Agosto, 2187), a partir das 16h.


Milena Travassos é coordenadora do Grupo de Estudos “Arte – Loucura, Fantasma e Feminismo” na AESO que tem sido fundamental para a pesquisa criativa que deu origem à exposição. Fazem parte desta equipe, Delles Santos e Bárbara Ellen (Cinema e audiovisual, 4º período), estudantes da faculdade que foram convidadas pela professora para um trabalho fotográfico de autoria delas que compõem o acervo da mostra. “Um lugar dentro dele” reúne 12 peças, além de fotos, videoinstalações, videoperformance, instalações, objetos, desenhos e uma performance.

Para desenvolver as peças, a artista escolheu como fonte de pesquisa o Hospital Ulysses Pernambucano (o Tamarineira), um lugar histórico, com 134 anos de existência, espaço de enclausuramento da loucura, da ameaça. Mas, foi só ao escrever o projeto para o IV Concurso de Residências Artísticas da Fundaj que percebeu a necessidade de delimitar o tema e, surgiu então, a busca por antigos prontuários de mulheres que por lá passaram.

Milena Travassos costuma trabalhar a ideia de relação entre o próprio corpo e os assuntos abordados, apresentando uma ótica única a cada peça. “Minha relação com esse tema é de livre criação, não pretendo fazer um trabalho historiográfico, documental, científico, nem acadêmico. A proposta é criar a partir do encontro entre meu corpo, as ideias de loucura, fantasma e feminismo tendo o Tamarineira como espaço de pesquisa e entendendo enquanto lugar de paredes fluidas, de limitação imprecisa, entre o passado e o presente”, explica a professora e artista.

A artista passou cerca de seis meses fazendo visitas ao hospital para fundamentar a pesquisa e desenvolver as obras. O resultado do trabalho pode ser conferido gratuitamente entre os dias 21 de outubro e 06 de dezembro, na Galeria Baobá. O horário de visitação é das 8h30 às 17h, de terça à sexta-feira e entre 13h e 17h nos finais de semana e feriados.

Serviço
Exposição Um lugar dentro dele
De 21 de outubro até 06 de dezembro
Das 8h30 às 17h, de terça à sexta-feira e entre 13h e 17h nos finais de semana e feriados
Na Galeria Baobá (Av. Dezessete de Agosto, 2187)
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife