Fernando Duarte volta a pintar e inaugura exposição hoje (13)

Foto: divulgação
Ao longo do último ano, depois de um período de pesquisa sobre gravuras, aquarelas e sumiês, o artista plástico Fernando Duarte voltou a se dedicar à pintura e inaugura exposição hoje (13 de julho), às 19 horas, na Galeria Via Della Fontana, na Avenida Conselheiro Aguiar,  1552, lojas 1 e 2, Boa Viagem.  

A pinturas são resultado do mergulho nessa temporada de estudos. "São trabalhos que juntam todas as minhas experiências e funcionam como uma espécie de balanço do que tenho feito, tanto em técnicas de pintura como em pesquisas sobre o taoísmo e o zen-budismo", comenta o artista. Ele ressalta ainda o prazer em compartilhar esses achados. "São coisas simples de uma certa importância para mim e que eu tenho aprofundado ao refletir pausadamente sobre cada detalhe. Como se eu estivesse colocando o tempo da arte concentradamente em cada obra". Muitas dessas idéias Fernando trouxe dos seus cadernos que são como um diário gráfico que ele tem feito desde 1998.

A mostra apresenta os quadros da série 'Drones', onde é possível ver objetos e máquinas quase vivos - a relação entre humanos e tecnologia é uma temática antiga de Fernando. "Ver o Grande Quadro" nasceu de uma frase/ideia de Espinoza, convertida aqui em mecanismos de visão que buscam ver algo que escapa às telas. "A Minha Gente" traz rostos hesitantes, como se ainda buscassem a certeza ou o momento certo para agirem e tivessem sido surpreendidas neste exato instante. Já a série "SOL" é composta de 'retratos' construídos com uma variada combinação de cores, fundos e elementos, todos feitos com gestos rápidos e definitivos.

Fernando ainda traz um conjunto de pinturas  em tecido que fazem referências a técnicas de pinturas chinesas e japonesas em nanquim, como os sumiês, compostas muitas vezes sem tirar o pincel da superfície e que prezam pela simplicidade. Serão também expostas cerâmicas. No total são cerca de 60 obras.

Fernando Duarte | Foto: Divulgação
Fernando Duarte - pinta desde o ano de 1985. Participou de várias exposições coletivas e fez individuais ao longo de sua carreira. Foi gestor na área de cultura na Prefeitura do Recife nos anos de 2001 a 2010 e no Governo do Estado nos anos de 2011/2013. 

A exposição fica em cartaz até o dia 11 de agosto de 2017. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 13 às 19 horas.

Serviço:
Exposição de Fernando Duarte
Abertura: quinta-feira, 13 de julho, às 19h
Galeria Via Della Fontana, Av. Conselheiro Aguiar, 1552, lojas 1 e 2,  Boa Viagem
Visitação: 14/07 a 11/08/2017, das 13h às 19h


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado