Noite de São Pedro: Mestre Bule Bule e Adiel Luna apresentam Cantos Rurais em Olinda

Adiel Luna e Bule Bule | Foto:Divulgação
A diversidade cultural e sonora dos estados Pernambuco e Bahia confluem no espetáculo Cantos Rurais, que será apresentado no Xinxim da Baiana, em Olinda, nesta quinta-feira, 29 de junho, dia de São Pedro. No show inédito em Pernambuco, a partir das 22h, se entrelaçam musicalmente Adiel Luna (PE) e Bule Bule (BA), entre repentes e repertórios da música popular nordestina, azeitados com improvisos e outros sabores e saberes da tradição oral desta região do País. O encontro se conformou espontaneamente, para aproveitar a vinda do mestre Bule Bule para Pernambuco; os ingressos custam R$ 20.

 O primeiro encontro de Adiel com Bule Bule foi, inevitavelmente, em uma cantoria de viola. “Há uns cinco anos recebi a ligação de Joselito Nunes, poeta e amigo do Bule Bule, dizendo que o mestre estaria chegando no Recife e estava procurando cantador pra fazer a cantoria. Eu já ouvia falar de Bule Bule que era um cantador diferente, colocado à parte da cantoria, como um cantador mais diverso, mais polivalente”, relembra Adiel Luna.
 “A versatilidade como uma necessidade” - assim explica Adiel o ponto de interseção de sua poesia com a do baiano. Dessa maneira, enquanto Bule Bule traz à tona sua multiplicidade (forró, samba rural, tirana, licutixo, cantoria de viola, entre outros ritmos), Adiel também coleciona alguns gêneros vinculados à oralidade versejada (coco de roda, maracatu de baque solto, toada, literatura de cordel, forró), fazendo de cada apresentação do projeto Cantos Rurais um encontro único e imperdível, sobretudo diante da oportunidade de ouvir Bule Bule, grande baluarte da poesia oral brasileira. Adiel adianta: “Cada conversa com ele, cada noite, é como se fosse uma universidade terminada, um curso concluído. No Xinxim da Baiana, teremos uma oportunidade única de presenciar esse show, que é a união dessas oralidades”. Entre uma música e outra, Bule e Adiel contam causos, recitam versos e brincam com o público, num espetáculo bastante descontraído e dançante.

 O espetáculo apresenta uma poesia trabalhada em várias vertentes, vários meios, ciclos e atmosferas diferentes. Com elementos do samba de Roda, do Coco e da Cantoria de Viola, Cantos Rurais é diretamente ligado à cultura popular, resultado das ricas vivências de Bule Bule e Adiel Luna dentro da tradicional oralidade nordestina – o que dá aos poetas uma base muito consistente para a construção de um trabalho bastante singular.

 O projeto, apresentado em Salvador e em outras cidades do interior da Bahia ---- a exemplo de Brumado, Cruz das Almas e Vitória da Conquista --, traz um clima íntimo e harmonioso com músicas autorais de Adiel e Bule e elementos singulares de suas identidades, mesclando contextos nordestinos: paisagens, religiosidade, cotidiano, histórias e sonoridades. Acompanham o show os instrumentistas Luzico do Acordeon (sanfona), Alexandre Copinha (sopros), Rubem França (Violão de 8 Cordas), Johann Brehmer (percuteria), Andreza Karla (percussão), além da participação dos músicos Helder Vasconcelos, Sérgio Cassiano e Bruno Lins.
  
Serviço:
Cantos Rurais 

Quinta-feira, 29 de junho, 22h

Xinxim da Baiana - Rua Doutor Manoel de Barros Lima, 742, Bairro Novo - Olinda
Ingressos: R$ 20 
Mais informações: 3439-8447

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado