Música, cinema, teatro e poesia gratuitamente no EntreArtes, nesta quinta (29)

Um dia completo de atividades culturais gratuitas. É o que propõe a 1ª Mostra EntreArtes, promovida pelo Senac e que será realizada nesta quinta-feira (29), a partir das 9h, na sede da instituição em Santo Amaro. A programação reúne palestras, peça teatral, exposição fotográfica, exibição de curta-metragem, venda de livros e artesanatos, show musical intimista e um debate com nomes de peso da cultura pernambucana, como o maestro Ademir Araújo e o músico Claudionor Germano.

O coordenador Danilo Lucio destaca a importância do evento para o cenário cultural do Estado. “É uma maneira de apresentar ao público artes que precisam ser melhor exploradas para ganhar mais visibilidade diante da cultura de massa. Por isso, teremos um debate sobre cultura popular com representantes de vários segmentos”, explica o instrutor, ressaltando a participação dos alunos do curso de Agente Cultural, que estão responsáveis pela concepção, curadoria e produção do evento.
 
Na programação da manhã, destaque para a exibição do curta O Mundo é uma Cabeça, sobre a trajetória de Chico Science, e para as palestras sobre Cultura Popular: Sua História e Resistência, que vão falar sobre ritmos e danças locais. O frevo será tema do debate com maestro Ademir Araújo. Já no período da tarde, a dança entra no foco da discussão, com o bate-papo sobre coco de Roda, com Zeca do Rolete, e ciranda, com o mestre Ferreira.

O projeto também pretende fomentar a literatura e vai trazer escritores para declamações e intervenções poéticas. Durante todo o dia, o público poderá conferir feira de artesanato, livros e camisetas, além da exposição Faces Distintas, com imagens produzidas pelos alunos do curso de Fotógrafo e que retratam as pessoas e os espaços públicos do Recife, como a Casa da Cultura e o Mercado da Encruzilhada, além de Olinda.

O encerramento fica por conta do grupo Forró Udigrudi, que em seu repertório terão musicas do movimento Udigrudi, repaginadas no Forró tradicional. A entrada é livre.


Programação
Horário
Atividade
Local
Dia todo
9h às 17h
Exposição Fotográfica - Faces Distintas
Hall da Lanchonete-Escola
9h às 17h
Banca Artesanato
Pátio da Bandeira
9h às 17h
Banca Camisetas
Pátio da Bandeira
9h às 17h
Banca Literatura - Venda de Livros e Intervenção poética
Pátio da Bandeira
Manhã
9h às 9h15
Curta: O Mundo é uma Cabeça - sobre a trajetória de Chico Science
Auditório
9h15 às 9h30
Intervenção poética – Giu Poetisa
Auditório
9h30 às 10h30
Palestra: Cultura Popular: Sua História e Resistência - Frevo: Maestro Ademir Araújo, Claudionor Germano e Severino Araújo
Auditório
10h30 às 12h
Palestra: Cultura Popular: Sua História e Resistência - Afoxé: Mestra Maria Helena - Oyá Tokolê Owó e Fabiano Silva - Alafin Oyó
Auditório
11h às 13h
Almoço Jazz - Música instrumental
Hall Lanchonete
Tarde
13h às 13h20
Curta
Auditório
13h20 às 13h30
Intervenção poética - José Carlos Bastos
Auditório
13h30 às 14h30
Palestra: Cultura Popular: Sua História e Resistência - Coco de Roda: Pacheco Cantador
Auditório
14h30 às 15h30
Palestra: Cultura Popular: Sua História e Resistência - Ciranda: mestre Ferreira
Auditório
1530 às 16h
Intervenção Poética - Joy Thamires
Auditório
16h às 17h30
Teatro - Peças: Phudê, Figurinos e Poesias e Os Sobreviventes
Auditório
16h
Coco de Praia - Sambada de Coco de Roda
Pátio da Bandeira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife