CINE PE chega à maioridade com casa cheia e programação plural

Cinema São Luiza Lotado na abertura do CINE PE
Foto:Lana Pinho
Teve início, na noite desta terça-feira (27), a 21ª edição do CINE PE.  Depois de mais de duas décadas de estrada, o festival alcançou sua maioridade com alguns percalços – o que apenas aumenta a dimensão da vitória ao se observar a enorme fila que se formou na frente do Cinema São Luís. Diante da casa quase lotada, a diretora do festival Sandra Bertini comemorou a realização desta edição, mesmo com todas as dificuldades. Após discorrer um pouco sobre sua própria história, há tantos anos atrelada a este evento que já deixou sua marca entre os mais importantes festivais de cinema do país, Sandra agradeceu profusamente a todos os que participaram de alguma forma do processo. Visivelmente emocionada, concluiu: “Obrigada, CINE PE, por me deixar fazer parte dessa história”.

Antes de iniciar a programação anunciada da noite, foram exibidos quatro curtas de animação stop motion, todos com cerca de dois minutos de duração. Utilizando desde os tradicionais bonecos de massinha a bonecas e peças de Lego, A lição, A perna cabeluda e o Saci, A menina do leite e Princesas foram produzidos durante uma oficina realizada em 2016, numa parceria entre o CINE PE e a Prefeitura do Recife. 


Na sequência, o diretor Danilo Baracho apresentou seu curta Los tomates de Carmelo, participante da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos. Ambientado na Espanha dos anos 1940, após a Guerra Civil Espanhola, o filme, segundo o cineasta, “se encaixa no atual momento de polarização política e ideológica do Brasil”. 

Como representante de Diamante, o Bailarina, o ator Sidney Santiago, que interpreta o papel-título, discorreu sobre como o curta-metragem do diretor Pedro Jorge aborda diversas problemáticas importantes, como “a negritude e o racismo estrutural da sociedade, a violência contra os LGBT e o descaso do estado com seus atletas”. Sidney citou ainda a frase do boxeador Muhammad Ali que serve como epígrafe do filme: “Voe como uma borboleta, ferroe como uma abelha”.

Finalmente, como parte da Mostra de Filmes Hours Concours, foi exibido o longa Real – O Plano por trás da História, de Rodrigo Bittencourt. O filme foi precedido pelo discurso do produtor Ricardo Fadel Rihan, que comentou algumas particularidades da obra cinematográfica que reconta o surgimento do Plano Real – mas que, segundo Ricardo, “não pretende ser o retrato oficial do plano econômico” – e sobre o legado deste para o país.


Nesta quarta (28) o evento segue com exibição dos curtas pernambucanos Almas Secas, Marina e o passarinho perdido, Soberanos da resistência e O ex-mágico, além de Luíza (PR) e Dia dos namorados (RS). O documentário O Jardim das Aflições, de Josias Teófilo, integra a Mostra Competitiva de Longas-Metragens. Às 10h, no Hotel Transámerica, em Boa Viagem, acontecem as entrevistas coletivas dos filmes exibidos na abertura. No mesmo local, às 14h30, será sediado o workshop "Acessibilidade: O que está sendo planejado e executado para garantir a universalização do consumo no audiovisual?"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife