Noise Viola lança A Canção do Mar do Silêncio

Foto: divulgação
Grupo instrumental lança segundo CD com show, quarta (24), no Teatro Hermilo. Apresentação tem a participação especial de Guinga
O grupo Noise e Viola faz show hoje (24), Às 20h, no Teatro Hermilo. Após dez anos na surdina, com um ou outro show, e olhar mais voltado às carreiras e vida pessoal dos integrantes, o segundo filho da banda ficou de molho aguardando o momento certo para ganhar os palcos e o mundo. É chegada a hora e agora o público irá conhecer "A Canção do Mar do Silêncio", segundo disco do Noise e Viola.
“Tocamos um bocado, fizemos o FIG, lançamos CD, mas depois, por contingências pessoais de cada um, demos uma parada, que nem era para ter durado tanto tempo”, explica Paulo Barros, citando o disco homônimo lançado em 2003. “Esses dez anos trouxeram maturidade aos integrantes. O disco já estava pronto, ficou esperando a gente. Acho que há mais espaço para esse tipo de música agora. Estamos animados”, destaca Barros.

A proposta de apresentar um repertório instrumental com influências regionais foi mantida e ganha corpo neste disco, que tem a maioria das composições assinadas por Fred Andrade. São 12 faixas, sendo dez do guitarrista, uma de Paulo Barros (Valsa do Medo, gravada como solo de violão) e uma do violonista Guinga (Nó na Garganta).

“Acho que o grande lance do Noise, que é também o que busco como compositor, é misturar a simplicidade com o sofisticado. Misturar o brejeiro, o simples, que você vai ouvindo e quase espera uma voz, quase vira canção, com um pouco de impressionismo, que o grupo todo curte”, explica Fred Andrade. E daí também que vem a música que dá nome ao trabalho: A Canção do Mar do Silêncio. “O título é bem a cara do Noise Viola. É bem essa mistura, esse jeito de ir do simples ao mais refinado”, salienta Fred.

Ouvindo o disco, é possível identificar baião (Bateu Assas e Voou/ Passo da Siriema/ Catatônica), frevo (Firuliruliru/ Alguém Anotou a Placa) e um leve toque de maracatu e ciranda. Todas as faixas são instrumentais, com destaque para o violão, a guitarra e a percussão.

Flautas, clarinete, oboé, violoncelo, percussão erudita, tuba, teclado e acordeon, que não compõem originalmente o grupo, estão presentes no CD, em arranjos também assinados por Fred Andrade.  A conexão entre o tradicional e o contemporâneo está sempre presente. O retorno marca algumas mudanças. A principal é que Noise e Viola virou sexteto. Além de Fred Andrade (guitarra) e Paulo Barros (Violão), formam o grupo Cacá Barreto (baixo), Leonardo César (viola), Cacau (percussão) e Hugo Medeiros (perscussão). 

Além da participação especial de Guinga, marcaram presença na gravação a contadora de histórias Carol Levy, que faz voz na faixa Casa das Bruxas, marcada por uma levada de bossa nova;  Beto Hortis, que toca seu acordeon na em A Canção do Mar do Silêncio, que dá nome ao disco.

Guinga virá ao Recife especialmente para o show. Além de Nó na Garganta, ele toca o fox Par Constante, de sua autoria e pinçada para o lançamento. “Guinga adora fox. Tem um repertório repleto de valsas, toadas, choro e tem uma diversidade sonora que reflete muito a salada de frutas que a gente gosta: clarinete, flauta...”, comenta Paulo Barros.

Serviço:
Show de Noise Viola - Lançamento de A Canção do Mar do Silêncio
Quarta-feira , 24 de maio, 20h
Teatro Hermilo Borba - Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife.
 Fone: 3355-3320).
 Ingressos: R$ 40 e R$ 20.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Paixão de Cristo de Casa Amarela realiza encenação para pessoas em situação de rua