Caixa Cultural realiza noite de autógrafos do catálogo "O Recife Através dos Tempos" e oficina para professores da cidade

Terciano Torres | Foto: Anninha Cavalcanti 
Nesta terça-feira (30), a Caixa Cultural Recife recebe, às 19h, o lançamento do catálogo da exposição o Recife Através dos Tempos, assinada pelo artista plástico Terciano Torres, com produção executiva de Tactiana Braga, da B52 Desenvolvimento Cultural. O livreto – com 35 páginas em tamanho duplo ofício, e texto de Roberto Ghione, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil / Pernambuco (IAB-PE) – reúne todas as imagens em exibição na mostra, além de uma gravura extra. Assim, são mais de 30 lâminas, coloridas e em preto e branco, que retratam, de forma lúdica, o desenvolvimento urbano e sociocultural do centro do Recife, fatos históricos e peculiaridades do povo ao longo dos anos. A entrada é livre.

“Com a exposição e agora com o catálogo, buscamos oferecer aos visitantes meios para que eles se apropriem da paisagem cultural e histórica da cidade. A ideia é fazer com que as pessoas percebam a dimensão do Recife como espaço de convivência e patrimônio”, explica Terciano Torres.

Durante o evento, o artista estará disponível para autografar os catálogos, que serão distribuídos gratuitamente ao público. Um dos convidados da noite é o arquiteto José Luiz da Mota Menezes. “O catálogo registra a preciosa pesquisa feita por Terciano, que por anos se dedicou a investigar camada por camada da história e arquitetura da cidade. Primeiro o público pôde conferir isso indo à exposição, agora podem levar pra casa uma espécie de biografia ilustrada da cidade pelo prisma do olhar e do traço de Terciano Torres”, afirma Tactiana Braga.

Oficina para professores – Horas antes do lançamento, ainda dentro da programação da exposição, a mostra promove gratuitamente, às 15h, a oficina “A Memória da Cidade”, ministrada pela professora Ariane da Mota e direcionada aos professores da educação básica – ensino fundamental e médio – do Recife. A ideia do projeto é utilizar a obra de Terciano Torres como estratégia de descolonização do imaginário da cidade à partir da obra de Terciano Torres e as representações do Recife, para leituras da obra e suas possibilidades na aplicação escolar.

Ariane da Mota, que é mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atualmente realiza estudos de Teoria da Literatura, desenvolvendo uma pesquisa na linha dos estudos culturais e pós-coloniais. "Vamos analisar o projeto-utopia de Terciano Torres e o desejo do artista de reconstruir iconograficamente a memória da cidade periférica", explica Ariane, reforçando que a oficina abordará aspectos da leitura de discursos/desenho, os objetivos de reelaboração do mundo pelo ato de ler e o papel do professor-mediador.

O resultado da oficina “A Memória da Cidade” vai ser disponibilizado nas redes sociais. As inscrições para o encontro, que terá duas horas de duração, já estão abertas e podem ser feitas diretamente na Caixa Cultural Recife, com o coordenador do Gente Arteira, ou no Centro de Formação Paulo Freire, com a professora Kátia Marcelina.

Mais sobre a exposição – Em cartaz até 4 de junho e considerada um sucesso de público – mais de 35 mil pessoas já visitaram a exposição –, “O Recife Através dos Tempos” estreou com a tarefa de celebrar a relação entre a população, a cidade e a história, relembrando em grande estilo o aniversário de 480 anos do Recife e os 200 anos da Revolução Pernambucana. As gravuras feitas por Terciano Torres em nanquim foram impressas – colorizadas e em preto e branco – em grandes formatos para a mostra, que ainda conta com um Grande Livro sobre a cidade à disposição do público, que pode pintar, desenhar e escrever em suas páginas.

O Recife Através dos Tempos é uma realização da B52 Desenvolvimento Cultural com patrocínio da Caixa, Governo Federal e copatrocínio da Secretaria de Educação e Prefeitura do Recife. A mostra ainda conta com apoio cultural do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Pernambuco (IAB-PE), Diario de Pernambuco, Rádio Globo, Rádio Clube, Aqui PE e Pernambuco.com.

Serviço:
Lançamento do catálogo impresso Recife Através dos Tempos
Terça-feira, 30 de maio, às 19h
Caixa Cultural do Recife - Av. Alfredo Lisboa, 505 - Recife Antigo
Gratuito

Oficina para professores "A Memória do Recife"
Terça-feira, 30 de maio, às 15h
Ministrada por Ariane da Mota - 99666.2228 
Inscrições: Gente Arteira (3425.1900) ou Centro de Formação Paulo Freire (3355.5858) | Vagas limitadas e Inscrição Gratuita

Visitação da exposição
Até 4 de junho
Horários: De terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h
Entrada gratuita

Tel: 81 3031 5252 | Fax:  81 30315254

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo