Gárgula Ensemble Vocal e o Sonoro Ofício realizam concerto no Teatro de Santa Isabel

Foto: Divulgação
Pela primeira vez um grupo pernambucano especializado em música barroca irá registrar as composições do músico recifense, Luiz Álvares Pinto, descoberto em 1960 pelo padre Jaime Cavalcanti Diniz (1924-1989) - um pesquisador que ao longo de toda a sua vida se dedicou a estudar o passado musical do Nordeste brasileiro e, em especial, a obra deste músico. Com regência do maestro Sérgio Dias, os grupos Gárgula Ensemble Vocal e o Sonoro Ofício realizam um concerto de lançamento de um álbum com todas as composições do mais antigo compositor pernambucano de obra identificada, Luiz Álvares Pinto (1719-1789). O espetáculo acontece nesta terça-feira (25), às 19h, no Teatro de Santa Isabel.

Antes disso, às 15h, os gurpo apresenta para alunos de escolas públicas do Recife um concerto didático, mostrando os instrumentos utilizados na época, a sonoridade que eles emitem e uma breve contextualização histórica do período em que as peças de Luiz Álvares Pinto foram compostas.

Com a gravação e distribuição deste CD, com encarte, programa e textos explicativos de caráter didático e a realização de um evento de lançamento, não apenas músicos terão acesso direto ao registro, mas estará garantida a acessibilidade a estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas a este produto cultural tão importante para a nossa História como um todo”, diz Jéssica Soares, produtora executiva da proposta. "Ele trará um registro histórico não só para Pernambuco e para o Brasil, é um registro para a história da música no mundo".

Programa:
I-Lições de Solfejo - Ladson Matos, cravo
Lição I | Lição X | Lição XV | Lição XXI | Lição XXV
II- Cinco Divertimentos Harmônicos
III- Gradual Christus factus est
IV- Salve Regina a 4 com violinos, viola e continuo
V-Te Deum Laudamus

Serviço:
Concerto de lançamento do CD Luiz Álvares Pinto
com Gárgula Ensemble Vocal e o Sonoro Ofício e regência de Sérgio Dias
Terça-feira, 25 de abril, às 19h
Teatro de Santa Isabel – Praça da República, s/n – Santo Antônio
Entrada: Gratuita (retirada do ingresso no mesmo dia)
Informações: 3355.3323 | 98763.5556 (produção)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife