Memorial Luiz Gonzaga abre inscrições para Oficina de Cordel

Entre os próximos dias 3 e 5 de abril, o público aprenderá sobre a história, a matriz poética, a métrica, os principais autores e temas da literatura de cordelista, importante tradição cultural nordestina. As inscrições já estão abertas

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Cordel, que será oferecida pelo Memorial Luiz Gonzaga, equipamento da Prefeitura do Recife, localizado no Pátio de São Pedro. A atividade é uma realização da Fundação de Cultura Cidade do Recife e toda a programação é gratuita.
As aulas serão realizadas de segunda a quarta, das 14h às 17h, entre os próximos dias 3 e 5 de abril. As inscrições já podem ser feitas pelo e-mail educativo.mlg@gmail.com ou pelo telefone 3355-3155.
Durante os três dias de programação, serão abordados o padrão, a história, a matriz poética e origem da literatura de cordel, movimento literário nordestino de maior relevância na cultura popular.
A oficina tratará ainda dos movimentos editoriais, autores, capas e xilogravuras, do texto (verso, rima e métrica), ciclos temáticos, da influência do cordel na obra de Luiz Gonzaga e do cordel nos dias de hoje. E será ministrada pelo pesquisador e gestor do Memorial Luiz Gonzaga, José Mauro de Alencar, pelo bacharel em ciências sociais Marcos Leite Diviol e pelo jornalista, músico e pesquisador da cultura nordestina Diviol Lira.
Para transformar os participantes em verdadeiros cordelistas, eles lançarão mão de variados recursos, como slides, músicas e documentários, além de aulas expositivas. O desfecho da oficina será a produção de um cordel coletivo.

Serviço
Oficina de Cordel
Quando: 3 a 5 de abril, das 14h às 17h
Local: Memorial Luiz Gonzaga, Pátio de São Pedro, nº 35

Inscrições: educativo.mlg@gmail.com ou 3355-3155

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife