Espetáculos para todas as idades animam o último final de semana do 18º FRTN

Programação conta também com mesa de debates e lançamentos.
 
Este é o último final de semana para conferir a programação do 18º Festival Recife do Teatro Nacional, e o que não faltam são opções para todas as idades. Sete espetáculos prometem encantar adultos e crianças no sábado (26) e no domingo (27). Nessa reta final de festival se apresentam as companhias: Teatro Popular de Ilhéus, da Bahia, a Borbolina Produções e a Cia. do Latão, ambas de Sâo Paulo, o Grupo Bagaceira, do Ceará, além da Cia. Fiandeiros de Teatro e o Kamio Kaze, ambos de Pernambuco. Os ingressos são vendidos na bilheteria dos teatros ao preço de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). A realização do 18º FRTN é da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife. 
 
 No sábado (26) tem a produção infantil O menino e a cerejeira, no Teatro Barreto Junior, e no Teatro Luiz Mendonça tem a comédia Medida por Medida. No domingo (27), mais duas produções para a criançada: Vento forte para água e sabão, no Teatro Santa Isabel, e Sebastiana e Severina, no Barreto Junior. O espetáculo Fishman é encenado no Teatro Apolo, e Teodorico Majestade, no Luiz Mendonça.  A montagem O Pão e a Pedra, da Cia. do Latão, de São Paulo, sobe novamente ao palco do Hermilo Borba Filho no sábado e no domingo, sempre às 19h. 


Um espetáculo para toda a família, O menino e a cerejeira, da Borbolina Produções, de São Paulo, é uma adaptação do livro homônimo de Daisaku Ikeda, escritor e humanista japonês. A peça conta a história de um menino japonês que perde o pai na Segunda Guerra Mundial e aprende a fazer uma importante escolha: ser feliz, mesmo em meio às dificuldades que enfrenta. Graças à bela amizade entre ele e um senhor que cuida da única árvore cerejeira sobrevivente aos bombardeios, sua perseverança inspira a vida de todos da aldeia a florescer, junto com a bela florada da cerejeira. O espetáculo estreou em julho deste ano e vem encantando crianças e adultos em todo país, com uma bela lição de esperança e humanismo. É a primeira vez que a obra ganha uma adaptação para o teatro. 
 
A comédia Medida por Medida, encenada pelo Grupo de Teatro Popular de Ilhéus, Bahia, promete arrancar risadas ao abordar temas como o poder, a corrupção e os dilemas éticos e morais da vida pública e privada, de forma bem humorada. A peça é inspirada na obra homônima de William Shakespeare, tendo como enredo, desdobramentos das decisões de Ângelo, juiz implacável que entra no lugar do Duque de Viena, cumprindo à risca as leis contra fornicação. A direção é de Romualdo Lisboa, com tradução de Fernando Yamamoto.
 
Vento forte para água e sabão, da Cia Fiandeiros, de Pernambuco, sobe ao palco do Santa Isabel para contar a história de amizade entre uma bolha de sabão chamada Bolonhesa e Arlindo, uma rajada de vento. Sabendo dos riscos que corre por ser uma bolha, Bolonhesa já havia decidido ficar parada no seu cantinho, com medo de se arriscar a conhecer o mundo. Até se encontrar com Arlindo que, com muita diversão e cumplicidade, ajuda a bolhinha a viver uma divertida aventura, descobrindo as coisas lindas espalhadas pelo mundo e dando sentido a sua essência.
 
Outra produção infantil que se apresenta neste fim de semana, Sebastiana e Severina, do diretor pernambucano Cláudio Lira, aborda a amizade como tema central, a partir dos desencontros de duas rendeiras solteironas que buscam a conquista do príncipe encantado, simbolizado pela chegada de um forasteiro. As duas moças se dedicam a cativar o visitante e recorrem a tudo a seu alcance: cantam canções, fazem rendas e invocam os poderes mágicos da feiticeira Dona Zefinha. Máscaras e bonecos entram em cena como elementos cênicos para reforçar o caráter de jogo e de brincadeira das duas personagens. 
 
Em Fishman, o mais recente espetáculo do grupo cearense Bagaceira, dois homens estão em um pequeno bote sobre as águas de um lago, frente a frente, sem saber o que dizer, sem conseguir fisgar qualquer assunto, qualquer coisa que valha a pena ser dita entre dois seres humanos. O personagem Fishman não se deixa pescar por um único tema ou por uma compreensão específica de mundo. O espetáculo abraça a complexidade e reconhece que tudo está em permanente interação, em um fluxo que vai além de qualquer conceito, mas que pode ser experimentado de corpo inteiro, momento a momento. 
 
A comédia Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito, também do grupo Teatro Popular de Ilhéus, mostra um jogo feito por muitos “homens públicos” através de conchavos e falcatruas praticados em uma cidade fictícia. Com um diálogo leve e bem humorado sobre responsabilidades e cidadania, e texto escrito em literatura de Cordel com música executada ao vivo, o espetáculo é um convite à cultura popular.
 
Programação Formativa – No sábado (26) a Mesa de debates: Pesquisa de grupo/Investimentos e Resultados, com os palestrantes Sérgio Carvalho, Luiz Reis e Rudimar Constâncio. Eles serão mediados por Romildo Moreira. A atividade começa às 9h30, no Centro Apolo Hermilo.
 
Programação Extra – Com entrada franca, o público está convidado a conferir no sábado (26), lançamentos de livros, resistas e o projeto Teatro tem Programa!, com Paulo Vieira, Pedro Vilela e Leidson Ferraz, às 15h, no Centro Apolo Hermilo. 
 
Serviço:
Sábado, 26 de novembro
Mesa de debates: Pesquisa de grupo / investimentos e resultados.  
Palestrantes: Sérgio Carvalho; Luiz Reis e Rudimar Constâncio. / Mediador: Romildo Moreira 
Centro Apolo-Hermilo, bairro do Recife
Horário: 9h30
 
Lançamentos: Livros, revista e o projeto: Teatro tem programa!
Com: Paulo Vieira, Pedro Vilela e Leidson Ferraz.
Centro Apolo Hermilo, bairro do Recife. 
Horário: às 15h. 
Entrada Franca.
 
O menino e a cerejeira – Borbolina Produções – SP
Teatro Barreto Jr., bairro do Pina.
Horário: 16h
Duração: 60 min - Livre para todos os públicos
 
O Pão e a Pedra – Cia. do Latão – SP
Teatro Hermilo Borba Filho, bairro do Recife
Horário: 19h
Duração: 2h50, com intervalo – Indicado para maiores de 16 anos
 
 
Medida por medida - Teatro Popular de Ilhéus – BA
Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, Boa Viagem.
Horário: 20h30
Duração: 1h30h - Indicado para maiores de 12 anos
 
Domingo, 27 de novembro
Vento forte para água e sabão – Cia Fiandeiros de Teatro – PE
Teatro de Santa Isabel, bairro de Santo Antônio.
Horário: 16h 
Duração: 50 min - Livre para todos os públicos
 
Sebastiana e Severina – Kamio Kaze – PE
Teatro Barreto Junior, bairro do Pina
Horário: 16h30
Duração 1h10 - Indicado para todos os públicos
 
Fishman - Grupo Bagaceira – CE
Teatro Apolo, bairro do Recife
Horário: 19h
Duração: 1h10 - Indicado para maiores de 14 anos
 
O Pão e a Pedra – Cia. do Latão – SP
Teatro Hermilo Borba Filho, bairro do Recife
Horário: 19h
Duração: 2h50, com intervalo – Indicado para maiores de 16 anos
 
Teodorico Majestade – Teatro Popular de Ilhéus – BA
Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu
Horário: 20h30

Duração: 1h30 - Indicado para todos os públicos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo