Urbanidade é matéria-prima da artista Dulce Araujo em exposição no Bogart Café

Em “Regard Urbain”, personagens e paisagens do metro Parisiense são o foco das graphiephotos da artista, que é uma das pioneiras na arte digital em Pernambuco

A artista digital franco-brasileira Dulce Araujo volta a expor no Recife com a mostra “Regard Urbain”, no Bogart Café, em Santo Amaro, com abertura nesta terça-feira (25/10). Nesta exposição, a artista, considerada uma das pioneiras na arte digital em Pernambuco, apresenta seus trabalhos que integram a série “Autour de la Ville”, em que suas graphiephotos revelam aspectos diferentes das paisagens urbanas. Desta vez, os personagens e as paisagens do metrô de Paris, cidade onde a artista mora há mais de 40 anos, são a principal matéria-prima das obras. No primeiro dia da exposição, a partir das 18h, serão exibidos quatro títulos de videoarte da artista. A mostra ficará em cartaz até o próximo dia 25 de novembro e a entrada é gratuita.

A artista, que também é fotógrafa, intitula o formato de trabalho que estará na exposição de graphiephotos. “O resultado é uma união de artes visuais e digitais (graphie) à fotografia (photo). Há vários anos venho fazendo um trabalho sobre o lado urbano, não como fotojornalismo, mas com uma visão mais gráfica da cidade. Pictórica. O elemento banal transforma-se em arte”, explica Dulce. 

As pessoas presentes numa graphiephoto nunca se encontraram e não estavam na mesma hora, no mesmo dia, nem na mesma estação de metrô. São parcelas íntimas e de solidão”, revela. Assim, o público poderá conferir na mostra as diversas visões de Dulce através de portas e janelas envidraçadas, de quando os vagões chegam e saem das estações do metrô parisiense. 

Nas obras, utilizo entre mim e a personagem e a paisagem fotografadas um elemento integrante do meio de transporte utilizado. As janelas com suas sujeiras, riscos e reflexos que a urbanidade nos deixa como herança do cotidiano estão presentes. Procuro captar também a nitidez e a não nitidez. Como dizemos em francês, o ‘le net et le flou’”, conta a artista. 

A exposição “Regard Urbain”, de Dulce Araujo, tem produção da produtora cultural Dulce Reis e montagem dos designers Walton Ribeiro e Priscila Moreira. A mostra ainda conta com o apoio do Grão Coletivo e do Bogart Café. 

Sobre a artista – Dulce Araujo nasceu no Recife, onde se formou na então Escola de Belas Artes. Após vários anos morando em Paris, tornou-se cidadã francesa. Na capital da França e também no Canadá, atuou como fotógrafa freelancer para a imprensa. Desde 1990, trabalha com arte digital, tendo o computador como suporte.
As obras e fotografias de Dulce já foram expostas em mais de 10 países, como França, Estados Unidos, China e Portugal, entre exposições individuais e coletivas. No Brasil, suas obras já foram expostas nas feiras especializadas em arte contemporânea SP-Arte (São Paulo) e Artigo Rio (Rio de Janeiro), entre outros locais. Durante um período de 10 anos, Dulce Araujo integrou o quadro de artistas da Dumaresq Galeria de Arte, onde realizou varias exposições individuais e coletivas. Ainda no Recife, a artista também expôs na galeria Massangana – da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Como fotógrafa, a artista participou diversas exposições, com destaque para a mostra coletiva “Brésil des brésiliens”, no Centre Georges Pompidou, em Paris. 

Serviço:
Regard Urbain”, por Dulce Araujo
Abertura: 25 de outubro (terça-feira), às 18h
Visitação: até 25 de novembro (sexta-feira) de 2016
Dias e horários de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
Local: Bogart Café
Endereço: Rua Afonso Pena, 96 – Santo Amaro – Recife
Entrada: gratuita
Site: 
www.dulcearaujo.com.br
Informações: (81) 98853-3083


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii