Mozart e Beethoven no programa do 8º Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife

Foto: Lu Streithorst
A noite reserva ainda um momento especial com composição de autoria 
do Maestro Marlos Nobre

O Teatro Santa Isabel, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, recebe o público nesta quarta (26) para o 8º Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife. Será uma noite especial por duas razões: composições de Mozart e Beethoven estarão no programa deste concerto, com a Abertura da Ópera Don Giovanni e a Sinfonia nº 2 em Ré Maior, respectivamente, bem como uma composição autoral do regente titular da Orquestra, maestro Marlos Nobre, a peça Canticum para cordas. Um programa para acalentar os corações dos amantes da música clássica. E para assistir a este espetáculo musical não é preciso gastar nada. A apresentação é de graça, com distribuição de ingressos 1h antes do início do concerto, marcado para às 20h.

O concerto começa com a orquestra executando uma peça composta pelo maestro Marlos Nobre, regente da OSR, escrita em 2014 e baseada no movimento "Lento", do Trio para violino, cello e piano. A composição, criada para uma grande orquestra de cordas, tem um clima nostálgico e dramático, em alguns momentos, e desenvolve, criando uma ambientação mais expansiva, levando ao ponto culminante da peça, até voltar a se acalmar e dissolver-se em um pianíssimo prolongado.

Em seguida, a orquestra executa duas composições de dois nomes de peso do cenário universal sinfônico: Mozart e Beethoven. Primeiro,o público assiste a Abertura de Don Giovanni, do compositor austríaco, Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). A peça foi executada pela primeira vez em 29 de outubro de 1787, na cidade de Praga, na República Checa, Fato curioso desta peça, é que ela foi executada apenas um dia após ficar pronta, pouco comum para a época, recebendo uma calorosa ovação do público presente.


Finalizando o oitavo concerto da temporada, a OSR executa a Sinfonia nº 2 em Ré Maior, Opus 36, do célebre compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827). A peça foi composta em uma das fases mais críticas e violentas do músico, torturado pela progressão de sua surdez, quando o músico se rebelava contra o fato das pessoas escutarem a beleza de uma flauta, um canto de um pássaro, enquanto ele nada ouvia. Embora todo o desespero do músico, essa composição é plena de verve e de força. Sua primeira execução aconteceu em 5 de abril de 1803, na cidade de Viena, capital austríaca.

Concertos para Juventude -  Dentro do programa de formação de plateia criado pelo Maestro Marlos Nobre, na terça (25) acontece a oitava edição dos "Concertos para a Juventude". A partir das 10h, um grupo de estudantes acompanha o ensaio da OSR, onde cada peça é comentada pelo Maestro. Para participar do programa escolas e grupos devem agendar no email: teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com. A aula concerto acontece sempre na véspera dos concertos oficiais da OSR.
 
Serviço:
8º Concerto oficial da Orquestra Sinfônica do Recife
Teatro de Santa Isabel – Praça da república, s/n – Santo Antônio
Quarta-feira, 26 de outubro
20h
Entrada franca

Informações: 3355-3326

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado