Janela Internacional de Cinema promove mesas de debate de 2 a 4 de novembro

VIII Janela | Foto: Vitor Jucá
Em sua nona edição, festival instiga debate de temas transversais aos filmes durante as sessões com a realização de um ciclo de três mesas. Atividades acontecem no 1º andar do Cinema São Luiz, e contam com a participação de cineastas, produtores e pesquisadores.

 O IX Janela Internacional de Cinema do Recife promove um ciclo de mesas, a partir do próximo dia 2, com temas que atravessam a seleção de filmes do festival deste ano. Com duração de três dias, as atividades contemplam o conjunto de ações educativas, sob incentivo da Petrobras. 

A programação inicia, na próxima quarta-feira (2), às 16h30, com a mesa “O Que é Um Cinema Desobediente?”, composta pelos debatedores e cineastas Amaranta César, Ernesto de Carvalho e o crítico Victor Guimarães. A mediação será feita por Rodrigo Almeida, diretor e integrante da comissão de curtas do 9º Janela.

No dia seguinte (3), às 16h, refletindo a representatividade feminina na programação do festival, será a vez da mesa “Um Cinema Tomado Por Mulheres”, que será apresentada pelas realizadoras Déa Ferraz, Juliana Lima, Marília Hughes Nara Normande e a distribuidora Silvia Cruz. A condução do debate será feita pela jornalista e júri do Janela Carol Almeida.
Encerrando a sequência, no dia 4, também às 16h, a mesa “Os Poderes Extremos do Queer nas Imagens”, com os diretores Chico Lacerda e Sosha, além das curadorasMariana Vieira e Joana de Sousa, sob mediação de André Antônio, acerca do cinema e sua abordagem atual sobre gêneros não-normativos e identidades borradas e desviantes. 

REClab  O Janela irá receber, ainda, o REClab - 1º Encontro de Coprodução Internacional do Recife, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro. Com programação de oficina e consultoria sob a presença de convidados estrangeiros e brasileiros, o Encontro é uma realização da Desvia Produções em parceria com o Janela, o Portomídia, o Consulado Francês e o BRLab. Todas as atividades do encontro acontecerão no Jump Brasil na Rua do Lima, Santo Amaro, Recife-PE. As inscrições para essa atividade também já foram encerradas.   

Lucrecia Martel - A organização do IX Janela Internacional de Cinema do Recife informa que o encontro “Uma Conversa com Lucrecia Martel”, previsto para esta terça-feira (dia 1º), às 17h, no Cinema do Museu, em Casa Forte, foi cancelado. Por causa de um impedimento pessoal, a cineasta argentina foi obrigada a cancelar a sua participação no festival e ficou muito triste em ter de suspender a vinda ao Recife. Havia 145 confirmados para a atividade gratuita com Lucrecia, com previsão de espaço lotado. Todos eles receberão um e-mail com uma nota do aviso do cancelamento da atividade. A produção do Janela lamenta profundamente o imprevisto e acrescenta que, no mesmo dia e horário, vai programar a exibição de um filme, a ser anunciado esta tarde.

A nona edição do festival Janela Internacional de Cinema do Recife é organizada pela CinemaScópio Produções Cinematográficas e Artísticas, tem patrocínio da Petrobras e incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco. Mais informações: www.janeladecinema.com.br.

Serviço:
Petrobras Apresenta: Ciclo de Mesas do IX Janela Internacional de Cinema do Recife, com patrocínio da Petrobras
Quarta-feira, 2 de novembro, às 16h30
Onde: 1º andar do Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175 - Boa Vista)
Mesa “O Que é Um Cinema Desobediente?” - Victor Guimarães, Amaranta César e Ernesto de Carvalho. Mediação: Rodrigo Almeida.
Quinta-feira, 3 de novembro às 16h
Mesa “Um Cinema Tomado por Mulheres” - Déa Ferraz, Juliana Lima, Marília Hughes Nara Normande e Silvia Cruz. Mediação: Carol Almeida.
Sexta-feira, 4 de novembro, às 16h
Mesa “Os Poderes Extremos do Queer nas Imagens” - Mariana Vieira, Joana de Sousa, Chico Lacerda e Sosha. Mediação: André Antônio.
Aberto ao público do Janela

Mais informações no site www.janeladecinema.com.br.

*com informações da assessoria de imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife