Palhaços da ONG Doutores da Alegria comemoram 13 anos no Recife com passeio ciclístico

Foto: Lana Pinho
3º Bobociclismo, que será realizado neste domingo (25), vai passar por estátuas de poetas e músicos.  O passeio não necessita de inscrição prévia e é gratuito.

Os palhaços da associação Doutores da Alegria, que atuam duas vezes por semana em quatro hospitais do Recife, vão passear de bicicleta pelas ruas da capital pernambucana neste domingo (25). O 3º Bobociclismo comemora os 13 anos de atuação da instituição na cidade e o Dia Estadual dos Doutores da Alegria, estabelecido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco desde 2013. A concentração será às 8h30, na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista; a saída está marcada para 9h30, depois de uma rápida sessão de “alongamento de palhaços”.

Este ano, o Bobociclismo vai realizar o “Circuito da poesia”, passando por seis estátuas de poetas e músicos: João Cabral de Melo Neto, Capiba, Luiz Gonzaga, Chico Science, Ascenso Ferreira e Clarice Lispector. “Existe uma relação muito próxima entre a arte do palhaço e a poesia. Entendemos que palhaço não é só gargalhada, mas o encontro com o lúdico, a mesma raiz da poesia. Tanto o palhaço quanto o poeta reinventam o mundo”, explica Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife da ONG Doutores da Alegria, conhecido nos hospitais como Dr. Ado.

 O retorno à Praça Oswaldo Cruz está previsto para 11h. “Vamos reverenciar a memória e a obra de poetas e artistas muito importantes para a nossa formação. É uma forma também de apresentar esses nomes às crianças”, complementa Arilson Lopes. Na chegada, os bobociclistas serão recebidos pelo Som na Rural, do produtor cultural Roger de Renor, com pocket show do Trio Brazucada.

A participação no Bobociclismo é gratuita, não é preciso fazer inscrição. As bicicletas dos palhaços estarão devidamente enfeitadas para a ocasião; e a organização do evento estimula que todos os ciclistas também entrem na brincadeira. “Vamos colorir as bicicletas, usar os equipamentos de segurança e circular com muita alegria por nossa cidade”, convida a coordenadora administrativa da associação Doutores da Alegria, Nice Vasconcelos.
 
ROTEIRO BOBOCICLISMO:
O Bobociclismo começa na Praça Oswaldo Cruz e segue pela Rua João Fernandes Vieira, Avenida Oliveira Lima, Rua do Riachuelo, Rua da Aurora (onde está a estátua de João Cabral de Melo Neto), Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol (Capiba), Rua Floriano Peixoto, Rua do Peixoto, Rua do Muniz, Praça Frei Caneca, Cais de Santa Rita, Ponte Giratória, Avenida Alfredo Lisboa, Rua da Moeda (Chico Science), Rua Marins e Barros, Avenida Marquês de Olinda, Cais da Alfândega (Ascenso Ferreira), Ponte Giratória, Cais de Santa Rita, Travessa do Forte, Rua São João, Rua da Concórdia, Rua Barão da Vitória, Praça Visconde de Mauá (Luiz Gonzaga), Rua Seis, Travessa da Detenção, Ponte Velha, Rua Velha, Rua da Matriz, Praça Maciel Pinheiro (Clarice Lispector), Avenida Manoel Borba, Rua Dom Bosco, Avenida Agamenon Magalhães, Rua João Fernandes Vieira e Praça Oswaldo Cruz.
 
Serviço:
3º Bobociclismo - Passeio ciclístico dos Doutores da Alegria
Domingo, 25 de setembro, com concentração às 8h30 e saída às 9h30
Saída e chegada - Praça Oswaldo Cruz, Boa Vista
Gratuito
Informações: (81) 3466-2373
Apoios: Lei de Incentivo à Cultura, Som na Rural, Água Mineral Natural Villa e Trio Brazucada
Realização: Doutores da Alegria e Ministério da Cultura


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo