Documentário francês “A céu aberto” terá exibição gratuita e aberta ao público hoje (29)

Exibição de vídeo será no auditório da Faculdade dos Guararapes, no campus Boa Vista
(Recife). Cineasta francesa estará presente para comentar e debater.

O autismo e a importância de percepção dos autistas como sujeitos e não como deficientes é tema do documentário “A céu aberto”, que será exibido nesta segunda (29). Aberto ao público e gratuito, o encontro também contará com debate, que será realizado pela própria diretora do documentário e cineasta francesa, Mariana Otero.

Também participam do encontro Paula Borsoi e Tania Abreu, representantes do Observatório do Autismo da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) em Pernambuco, instituição membro da Associação Mundial de Psicanálise (AMP) e da Associação dos Amigos do Autista/Grupo de Estudos sobre o Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (Ama-Getid).

Queremos debater como autismo é trabalhado no dia, na sociedade, fora dos muros dos consultórios e além dos círculos especializados”, adianta Andréa Coelho, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da FG. Segundo ela, a iniciativa faz parte do Cine FG, que discute temas diversos com a comunidade. O autismo e outros assuntos da atualidade também são discutidos em sala de aula no novo curso de Psicologia, que foi expandido para o campus da FG na Boa Vista.
 

Sobre  “A céu aberto”: é um documentário a cores, de 112’, sobre a experiência do Le Courtil, instituição belga que se ocupa de casos de autismo e psicose em crianças e adolescentes, fundada por psicanalistas membros da AMP, seguindo referências teórico-clínicas próprias da psicanálise de orientação lacaniana. O documentário, de 2013, foi acompanhado pela edição de um livro sobre a experiência dos três meses de filmagens, que aproximaram a autora de maneira especial ao tema do autismo e à AMP.
 
Sobre Mariana Otero: Cineasta francesa, Mariana Otero compõe a direção dos Ateliers Varan, escola de cinema documental em Paris. É conferencista na Universidade de Angoulême, possui o grau de Chevalier dans l’Orde des Arts et des Lettres, outorgado pelo governo da França. De sua obra, destacam-se os documentários “Histoire d’un secret”, de 2003; “Entre nos mains”, de 2010; e “À ciel ouvert”, de 2013. Outras informações sobre esses documentários no link: http://www.cinefrance.com.br/filmes/profissionais/mariana-otero

Serviço:
Exibição e debate sobre o documentário francês “A céu aberto”
Segunda-feira, 29 de agosto, 19h
Auditório da Faculdade dos Guararapes – Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 110- Derby
Gratuito, aberto ao público


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife