Espetáculo "O Beijo no Asfalto" fará duas últimas sessões, no Teatro Apolo, neste final de semana

Foto Ricardo Maciel
A polêmica peça “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, com direção de Claudio Lira, volta à cena para duas últimas sessões no Teatro Apolo (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife. Tel. 3355 3321), neste sábado (dia 30 de julho), às 20h, e no domingo (31 de julho), às 19h. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia para estudantes, maiores de 60 anos e professores com identificação). A produção conta com incentivo do Funcultura, integrando o projeto “Nelson Rodrigues e o Óbvio Ululante (Temporada Jornalística de O Beijo no Asfalto)”.


O enredo mostra a reviravolta que acontece na vida do jovem Arandir, que socorre um desconhecido atropelado e, atendendo a um pedido deste à beira da morte, lhe dá um beijo na boca. Por ser casado, o caso ganha espaço na imprensa, sendo explorado com extrema crueldade tanto por jornalistas quanto por policiais sem ética e que não temem invadir a privacidade familiar.

Esta encenação de “O Beijo no Asfalto” respeita o texto original, mas não teme acrescentar detalhes mais contemporâneos à trama, como a referência às redes sociais tão em voga atualmente, num paralelo ao imediatismo da mídia, suprimindo ainda todas as referências ao universo carioca. Tanto que a história passa a acontecer no centro de qualquer grande cidade, mas o cenário faz homenagem aos casarões do Recife Antigo. “A peça aborda algo que eu quero dizer e me incomoda muito: essa imprensa que manipula a opinião pública e, principalmente, o ranço preconceituoso que as pessoas mantêm até hoje. Não só na questão da homossexualidade, mas num âmbito mais geral”, diz o encenador Claudio Lira, que ressalta como grande qualidade da escrita rodriguiana esse revelar tão cru da hipocrisia na sociedade.

No elenco, Arthur Canavarro, Andrêzza Alves, Eduardo Japiassu, Ivo Barreto, Pascoal Filizola, Sandra Rino, Daniela Travassos e Lano de Lins. Ainda há a participação dos comunicadores Gino César e Joslei Cardinot descrevendo o crime ocorrido (o primeiro numa transmissão radiofônica e o segundo, num VT, ambos bem engraçados), em referência à imprensa pernambucana popularíssima, e a presença em vídeo das atrizes Sônia Bierbard, Cira Ramos, Márcia Cruz, Renata Phaelante, Vanda Phaelante e Clenira Melo como vizinhas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Últimos dias para se inscrever no 19º Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco