Domingo tem Procissão dos Santos Juninos em Casa Amarela

Fotos: Andréa Rêgo Barros / Aquivo PCR
A celebração completa 10 anos de existência. Concentração acontece no Morro da Conceição, às 17h.

Neste domingo (19) o bairro de Casa Amarela sedia a 10ª edição da Procissão dos Santos Juninos. A concentração é no pátio da Igreja do Morro da Conceição, a partir das 17h, de onde o cortejo sai com destino ao Sítio Trindade, passando pela Rua da Harmonia e Estrada do Arraial. A expectativa é de que a procissão inicie o seu percurso às 18h. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Vinte bandeiras de vários municípios da Região Metropolitana do Recife participam do cortejo. A Bandinha 19 de fevereiro acompanha a procissão na primeira etapa do trajeto, na descida do Morro da Conceição, junto com os integrantes da Associação dos Bacamarteiros de Pernambuco e da Banda Vereda Tropical tocando hinos sacros. Eles acompanham o andor com as imagens de São João, Santo Antônio, São Pedro e São José. Este último integra a romaria por marcar o período do plantio do milho. Ao descer o morro, a procissão será conduzida pela Forróvioca, que será animada pelo Trio Pé de Serra Forró Luado até o Sítio Trindade.

SINCRETISMO – Momento de fé, a Procissão dos Santos costuma reunir diversos profissionais envolvidos no ciclo junino, que aproveitam para agradecer e celebrar as conquistas obtidas neste período do ano. Um ponto importante a destacar é a louvação ao orixá Xangô, que também acontece durante a procissão. Representado através da figura de São João, está entre os elementos que caracterizam o ciclo como um momento de respeito às diversidades e de sincretismo religioso.

Confira o roteiro:
17h- Concentração no pátio da Igreja do Morro da Conceição
Missa
18h- Saída do Morro da Conceição, seguindo pela Rua da Harmonia e Estrada do Arraial
19h- Chegada ao Sítio Trindade - Festejo dos Santos

Serviço:
Procissão dos Santos Juninos
Quando: domingo, 19 de junho
Horário: a partir das 17h
Concentração no Pátio da Igreja da Conceição, Morro da Conceição, Casa Amarela, Recife.
Informações: Marcelo Varela fone: 3355.3137 / 99317.0540



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife