PUBLIQUE-­SE! Festival de Publicação Independente começa amanhã

A Livrinho de Papel Finíssimo Editora preparou com muito apuro a programação do PUBLIQUE-­SE! Festival de Publicação Independente, que acontece entre os dias 27 de outubro e 01 de novembro de 2015, no Museu da Cidade do Recife - MCR. As atividades foram pensadas para públicos com necessidades diversas e acontecem das 9 da manhã até a noite. O projeto conta com incentivo do Funcultura - Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco.
Diante do grande crescimento da publicação independente no Brasil, das também crescentes dificuldades de posicionamento de mercado que enfrentam as pequenas editoras e da importância dessas editoras para a bibliodiversidade surgiu este projeto. Primeiro encontro realizado no Nordeste voltado especialmente para o tema, o PUBLIQUE-SE! pretende criar um ambiente em que artistas, editores e autores, além do público interessado, possam vivenciar esse mundo de modo intenso.
A programação (festivalpubliquese.com.br/programacao) envolve temas que interessam ao campo editorial independente, com atividades de formação, exposição, feira e ateliêde publicação. O Museu vai se transformar em um ambiente editorial com acesso gratuito ao público. O mote principal do PUBLIQUE-SE! é a autopublicação, ou publicação independente, desde a criação ao escoamento da produção. Para tanto, foram concebidos espaços para a reflexão e a prática, mas também o encontro e a troca de saberes entre elos de toda a cadeia produtiva do livro autoral.
Formação
As atividades voltadas para a formação são estruturadoras para o PUBLIQUE-SE! A elas será dedicada a maior parte do tempo de programação. As manhãs de segunda a sábado serão das oficinas, voltadas aos praticantes da publicação autoral que demandam aprendizagens potencializadoras da sua produção. São elas: Encadernação para Publicação de Livros, por Daniel Barbosa (PR); Autopublicação em Quadrinhos, Arte e Literatura, por S. Lobo (RS) e Publicar-se como Força da Natureza, por André Telles do Rosário (SP). As oficinas tiveram seleção prévia a partir de inscrições gratuitas.
Para as tardes, foram programadas palestras marcadas pelos percursos conceituais e metodológicos encampados em frentes tão variadas quanto a acessibilidade e rede cartonera. Participam como ministrantes Tatiana Martins (Fotolibras - PE), Thémis Lima (Editora Tribos - RN) e André Arribas (Pé de Letra – PE). Para apresentar sua caminhada desde os tempos dos fanzines autorais às grandes editoras, das HQs aos romances, com destaque para a importância do seu caderno de artista é Lourenço Mutarelli (SP).
Debates que podem atrair um público mais amplo, que se interessa por cultura e contemporaneidade irão ocupar as noites de terça a sábado. Direitos autorais, formas de financiamento, escoamento de produção e questionamentos sobre o fim do livro serão discutidos entre Fábio Andrade (UFPE - PE) e Alex Silva de Jesus (UFPE - PE), com mediação de Rodrigo Acioli; S. Lobo (RS) e Wellington Mello (Fundarpe - PE), com mediação de Sabrina Carvalho; Lívio Meireles (Casa - PE), Rogério Robalinho (Bienal do Livro - PE), João Varella (Lote 42 - SP) e Ana Rocha (Polvilho Editora - SP); Fred Cajú, da Editora Castanha Mecânica e Demétrios Galvão (Acrobata - PI), com mediação de Camilo Maia.
Exposição
O PUBLIQUE-SE! promove também exposição coletiva de livro de artista em duas modalidades: obras que estarão fisicamente expostas e liberadas para manuseio pelo público e vídeo realizado por Irma Brown a partir de fotografias de livros, que por qualquer razão não poderiam estar expostos. Cada categoria está concorrendo a prêmios no valor de R$ 2.942,55 (valor bruto de 3.000, com dedução de R$ 57,45, referentes aos tributos segundo a legislação de premiação).
Através do projeto expográfico assinado por Gustavo Albuquerque, pretende-se criar um ambiente propício à reflexão sobre as possibilidades do livro em estreito diálogo com as artes gráficas e visuais. A curadoria esteve a cargo de Betânia Corrêa de Araújo e Sabrina Carvalho (Livrinho de Papel Finíssimo), a partir da ideia de “Cadernos que viram livros que viram cadernos”.
Ateliê
Publicação na hora! Um ateliê editorial montado com todo o equipamento básico para publicação de livros: computadores, máquinas impressoras/fotocopiadoras, papel e material de montagem artesanal. Aberto à participação do público, os textos apresentados podem ser poemas, crônicas, minicontos e ilustrações. O autor pode acompanhar e participar ativamente de todo o processo editorial independente, ou seja, da edição, editoração, impressão e montagem de livros. No final do evento, serão lançados livretos com esses conteúdos.
O Ateliê PUBLIQUE-SE! esteve presente na X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no início deste mês, em atividade que culminou com o lançamento de dois volumes impressos. 
Feira 
Em resposta a convocatória lançada pelo Festival, 24 editoras independentes de diversos estados do Brasil foram selecionadas para compor a Feira PUBLIQUE-SE!, que acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Praça D’Armas do Museu da Cidade do Recife.
O objetivo dessa ação é reunir e apresentar a Pernambuco a crescente produção de escritores, fanzineiros, ilustradores e artistas visuais que já circulam em feiras independentes de todo o Brasil (como as feiras Plana, Tijuana e Estampa).
Além das mesas destinadas a editoras com o mínimo de três títulos publicados, outras duas serão reservadas para comercialização por editoras independentes com até dois títulos e para distribuição gratuita de publicações autorais. Para alimentar além das almas, haverá feira de comida de rua. 
Serviço:
PUBLIQUE-­SE! Festival de Publicação Independente
27 de outubro a 01 de novembro de 2015
Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas
Praça das Cinco Pontas, s/n - São José - Recife - PE
fcbk: festivalpubliquese

Acesso gratuito a todas as atividades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Paixão de Cristo de Casa Amarela realiza encenação para pessoas em situação de rua