Exposição “Grandes Artistas e Suas Facetas” estreia na Galeria Ranulpho

Telas do artista Rafael Guerra
Mostra traz obras raras assinadas por Capiba, Francisco Brennand e Virgolino
O marchand Carlos Ranulpho segue captando obras raras, impregnadas de significados e particularidades dos artistas. Seus 86 anos de vida recém-completos consolidaram sua reputação como um dos marchands mais respeitados e reverenciados do País. Sua próxima exposição traz um acervo ímpar, sob o título “Grandes Artistas e Suas Facetas”. O vernissage está marcado para o dia 5 de maio, a partir das 19h.
Dentre os destaques, uma obra do compositor Capiba, que teve uma breve incursão pelas tintas. O quadro faz parte da coleção pessoal de Ranulpho e retrata São Francisco. “Capiba pintou algumas dezenas de quadros, voltados para o popular e o figurativo. Algumas vezes revelam uma forma ingênua e primitiva, enfeixando cenas folclóricas ou motivos religiosos”, conta o marchand.
O acervo conta com uma obra da fase abstrata de Lula Cardoso Ayres, bem como uma tartaruga pintada por Francisco Brennand e com certificado de autenticidade assinado pelo próprio artista. Wellington Virgolino, famoso por pintar com tons mais fortes e formas arredondadas, está representado por uma tela do início de sua carreira. Ali, seu estilo ainda se traduzia por influências cubistas, semelhante a Di Cavalcanti.
Outro ponto alto da mostra é a série de cinco telas do artista Rafael Guerra, produzidas entre 2013 e 2015. As obras trazem a atmosfera de Florença para o Recife, com foco na gastronomia europeia. O artista lecionou durante seis anos na Florence Academy of Arts (FAA), instituição localizada no berço do Renascimento. Por lá, observou de perto o estilo renascentista que floresceu na Toscana.  “Existe um movimento de resgate a esses ideais renascentistas, de investimento em técnicas e academicismo, onde a FAA é uma das instituições pioneiras”, enfatiza o pintor. “Embora sejam feitas com realismo, que é uma técnica clássica, minhas telas têm sempre um toque pessoal e moderno”, conclui.
Também em evidência as paisagens pernambucanas retratadas por Mário Nunes. Uma tela de um metro fica lado a lado com uma rara obra produzida em Paris, emoldurando o Rio Sena. Já a pintura “Diner Chez L'artiste” é a representante parisiense do artista Juarez Machado. Os quadros debutam na expô, trazendo sua originalidade para os salões da Ranulpho. Duas esculturas entalhadas em madeira por Mestre Noza estarão expostas na Galeria.
O marchand põe em cena telas singulares da artista Isolda Chapman. Dos três quadros à mostra, se sobressai o estudo para um quadro representando a personagem da novela “A Sucessora”, exibida na TV Globo entre 1978 e 1979.
A exposição “Grandes Artistas e Suas Facetas” ainda conta com obras de Reynaldo Fonseca, Vicente do Rego Monteiro, Aldemir Martins, Scliar e Alcides Santos.
* Texto: Believe By Lead!
Serviço
Exposição “Grandes Artistas e Suas Facetas” 
Vernissage - 5 de maio, às 19h
Rua do Bom Jesus, 125, Bairro do Recife
Informações: (81) 3225.0068


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife