Oficina de arte para crianças no MAMAM



Foto: Beatriz Saegesser
Novo projeto de formação artística inicia atividades na próxima terça (1/7), oficinas de cinema de animação, ilustração, teatro e contação de histórias

No mês de julho o Museu de Arte Moderna Aloízio Magalhães – Mamam sedia quatro novas oficinas de arte para as crianças: animação, ilustração, teatro e contação de histórias. Elas se realizarão entre 1º e 10 de julho, em diferentes espaços do Museu. As vagas são limitadas a 10 alunos por turma. As inscrições custam R$ 100 e podem ser feitas pelo telefone: (81) 3355-6870 ou e-mail projetoparaonde@gmail.com.

Esta é a primeira ação do projeto Para Onde, que em sua primeira edição evoca à materialização artística dos sonhos. A iniciativa é dos coletivos Aogue, O Tapete Voador e Barbarizá, com o apoio da ação educativa do Mamam. Ao promover oficinas para o público infantil, o intuito é estimular a criatividade e a aprendizagem de novas ferramentas artísticas.

O material produzido durante as duas semanas de oficinas irão compor o evento de encerramento, no dia 10 de julho (quinta), às 17h, com mostra de filmes, apresentação teatral, contação de histórias pelas crianças e exposição de todo o material realizado.

Para Onde os Sonhos Vão faz parte do Projeto Para Onde, uma iniciativa de formação e difusão em artes de Roma Júlia, Gabi Saegesser (Aogue), e Bárbara Melo (Barbarizá).

Bárbara, Júlia e Gabi
Ateliê Barbarizá - Bárbara Melo é uma artista visual, trabalha desde 2004 com criação e design gráfico. Em 2013 abriu seu Ateliê Barbarizá, situado no Edifício Pernambuco, onde desenvolve seus projetos autorais de livros de artista, ilustração e oferece os encontros criativos, organizando grupos para compartilhar as ferramentas que utiliza em seu processo criativo.

O Tapete Voador - O Tapete Voador nasceu da ideia de unir três talentos em um único grupo, formado por uma dupla de contadoras de história (Roma Julia, Arte-educadora e atriz e Mila Miloca, cantora e atriz) e dois músicos convidados (Messias Black, percussionista e Mozart, flautista). Desta forma, o grupo reúne em suas apresentações a arte da contação com belíssimas músicas trazendo em seu repertório contos, lendas, fábulas de todos os cantos deste e de outros planetas para os quais o tapete mágico os convida a visitar.

Aogue - O coletivo Aogue, que atua em Audiovisual, Artes Visuais e Paisagem Sonora, surgiu no início de 2013 através de Gabi Saegesser, Adalberto Oliveira, Jucélio Matos e Nathalia Flor. Há quase um ano com sede no Ed. Pernambuco, o coletivo já realizou filmes e exposição.

PROGRAMAÇÃO:
Museu Animado, com Gabi Saegesser e Beatriz Saegesser
Idade: 09 a 12 anos
De 1º a 3 de julho, das 9h às 12h

Oficina de cinema de animação a partir da apreensão de técnicas de animação Stop Motion no estímulo da criatividade. Construção coletiva de roteiro, confecção dos personagens, cenários e finalização da produção audiovisual com uma mostra dos filmes realizados.

Caixas Ilustradas, com Bárbara Melo
Idade: 07 a 10 anos
De 1º a 3 de julho, das 14h às 17h

A caixa ilustrada é um espaço para experimentações artísticas. Estimula a criatividade através da ilustração, utilizando objetos, colagens, texturas que serão criadas com materiais diversos. Será criado um cenário, utilizando a caixa como suporte, proporcionando assim uma narrativa visual que estará presente na exposição de encerramento.

Teatro, com Roma Júlia
Idade: 07 a 10 anos
De 8 a 10 de julho, das 9h às 12h

O teatro possui valorosa importância social na ação educativa e oferece inúmeras situações de aprendizagem, interagindo com o imaginário da criança. A oficina de teatro pretende despertar as sensibilidades artístico-corporais, estimular a criatividade e a coletividade com a montagem de uma esquete;

Contação de História com O Tapete Voador
Idade: 06 a 08 anos
De 8 a 10 de julho, das 14h às 17h

Trabalhar, de forma divertida e dinâmica, a arte da contação de histórias. Dessa forma, a criança estará aprendendo apreciar o universo da leitura, da imaginação, das artes manuais e ainda aprenderá que existe, em nosso redor, diversos materiais reaproveitáveis que ao invés de irem para o lixo podem servir como belas criações para a hora do conto e das brincadeiras.

Serviço:
Para Onde os Sonhos Vão
De 1º a 10 de julho
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Rua da Aurora, 265 – Boa Vista)
Informações e inscrições:
(81) 3355.6870 (Juliana/Mamam) e projetoparaonde@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife