Elementos nordestinos no concerto da Orquestra Sinfônica do Recife


Orquestra Sinfônica
Foto: Andréa Rego Barros/PCR


Nesta quarta-feira (28), a Orquestra Sinfônica do Recife apresenta, no Teatro de Santa Isabel, a segunda peça das nove sinfonias compostas por Beethoven. Além da Sinfonia nº 2, os músicos, regidos pelo maestro Marlos Nobre, tocarão uma peça com forte impacto orquestral: Cangaço de Vida e Morte, de Paulo Arruda, obra que explora elementos nordestinos com linguagem sinfônica contemporânea. O segundo concerto oficial da temporada 2014 inicia às 20h e a entrada é franca.

A OSR inicia a programação da noite com o Concerto de Brandenburgo nº3 para Orquestra, de Bach, que faz parte dos seis concerti grossi que o compositor dedicou ao Marquês de Brandenburgo, em 1721. À exceção do primeiro (em 5 movimentos), este de número 3 segue o estilo rápido-lento-rápido, em três movimentos, para orquestra de cordas. Os Concertos de Brandenburgo estão classificados entre os mais perfeitos do gênio alemão.

Dentro da programação do ciclo completo das nove sinfonias de Beethoven, a Orquestra encerra o concerto da noite com a de número 2, em quatro movimentos, cuja estreia ocorreu no dia 5 de abril de 1803. A peça foi dedicada ao príncipe Karl Von Lieichnowsky, amigo de Mozart e do próprio Beethoven. O material sinfônico utilizado é parecido com o da primeira sinfonia. Na terceira, chamada Eroica, ele desenvolve uma linguagem sinfônica mais amadurecida, que será ouvida no concerto do dia 11 de julho.
Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro de Santa Isabel a partir das 19h.

Serviço:
II Concerto da Temporada Oficial 2014 da Orquestra Sinfônica do Recife 
28 de maio de 2014
Teatro de Santa Isabel
20h
Entrada Franca
Informações: 3355-3323 / 3322
*Texto do site http://www2.recife.pe.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas