Em show com entrada gratuita, Babi Jaques e Os Sicilianos voltam ao Recife depois de um ano em turnê pela América do Sul

Foto: Marcos Bruno
O ano de 2014 já começa agitado para os mafiosos da Babi Jaques e Os Sicilianos. No dia 1 de fevereiro, o grupo se apresenta novamente no Recife, no Teatro Eva Herz, localizado na Livraria Cultura do Shopping Rio Mar, às 19h, com entrada franca. A trupe retorna aos palcos de sua cidade natal após um ano bastante intenso. De Abril a Dezembro, eles realizaram uma turnê de lançamento de seus novos disco e espetáculo, ambos denominados "Coisa Nostra". A incursão passou por todas as regiões do Brasil, além do Uruguai e da Argentina. Com a produção totalmente independente, sem recurso de patrocinadores e incentivos estatais, realizaram mais de 60 apresentações em 40 cidades e 18 estados brasileiros. Toda a itinerância foi realizada de forma terrestre, em uma minivan com uma minicarreta, onde grupo carrega consigo toda a estrutura necessária para apresentação de seu espetáculo, que vai desde os cenários e instrumentos, aos equipamentos de som e luz. Em nove meses o grupo percorreu mais 40 mil km pelas estradas da América do Sul. Para efeitos de comparação, o Equador, linha imaginária que circunda o planeta Terra e o divide em dois hemisférios, possui 40.025 km de extensão.

Em "Coisa Nostra" o grupo convida o público a conhecer a fantástica cidade de Nostrife - uma ilha que era localizada no Rio Capibaribe e hoje circula por todo o planeta, depois que alguns de seus moradores descobriram uma forma de transportá-la. Na trama Baros, Babi, Lasserre e Well, contam e cantam as estórias dos seres deste lugar encantado. Utilizando as diversas esferas artísticas como a música, o teatro, as artes visuais, a dança e o cinema, o grupo imerge e passeia com os espectadores pelos lugares, tradições e costumes Nostrifenses. O espetáculo é resultado da  trocas culturais e das várias parcerias firmadas pelo grupo ao longo de sua história mambembe. Utilizando a fantasia da realidade paralela, "Coisa Nostra" também trata do oficio do artista independente e apresenta um apanhado do que os integrantes absorveram das várias culturas vivenciadas ao longo de suas vidas volantes.

Como são os próprios gestores e produtores deste trabalho, a trupe também utiliza a itinerância para ministrar as oficinas "Sim, eu vivo de Música: Diálogos sobre produção, difusão e gerenciamento de arte". Com base no Plano da Secretaria Nacional da Economia Criativa, as oficinas visam fomentar a discussão acerca das possibilidades de se trabalhar e gerir carreiras artísticas ou de grupos de cultura popular, bem como a comercialização de seus bens e produtos culturais de forma independente. As oficinas discutem a formalização, a carga tributária e a organização financeira dos profissionais da cadeia produtiva de arte. Trata também das estratégias de marketing e o uso da internet como meio de divulgação de um trabalho. Além de realizar uma pesquisa sobre como, em cada um destes lugares, os artistas se articulam e desenvolvem as suas carreiras.

A gravação do disco "Coisa Nostra" foi fruto da premiação no Festival Pre Amp 2012, onde o grupo foi o grande vencedor desta edição. Em quatro anos, a Babi Jaques e Os Sicilianos recebeu 16 premiações em alguns dos mais importantes festivais e mostras competitivas de música do país. Também em 2012, o grupo lançou na MIMO - Mostra Internacional de Música de Olinda, em parceria com o poeta e cineasta Wilson Freire, o documentário "Sabe Lá O Que é Isso. No filme, que presta uma homenagem aos 80 anos do Bloco de carnaval Batutas de São José, a banda convida o Maestro Spok para fazer uma nova versão do hino do bloco. Entre guitarras e distorções, o grupo investiga a evolução musical do frevo levantando uma discussão acerca das inovações estéticas ocorridas com esta manifestação ao longo do tempo. O filme ainda conta um pouco da história do carnaval de rua do Recife, da destruição física do bairro de São José na década de 1970 e dos 80 anos de resistência dos Batutas de São José. 

Serviço:
Babi Jaques e Os Sicilianos apresenta a "Coisa Nostra"
Teatro Eva Herz, Livraria Cultura do Shopping Rio Mar.
Avenida República do Libano, 251, Pina
Neste sábado (1º), às 19h
Entrada gratuita
Informações: (81) 8856-8882 / 3265-0931 / www.coisanostra.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife