Prefeitura comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos

Em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvito Social e Direitos Humanos promoverá a I Jornada Municipal de Direitos Humanos. Inscrita no programa Direitos Humanos nos Bairros, cujo objetivo é levar ações afirmativas de promoção e defesa dos direitos da população recifense aos bairros com maiores índices de violência, a jornada acontece até o dia 10 de dezembro, de maneira descentralizada, nas seis RPAs do município.

Segundo a secretária-executiva de Direitos Humanos, Elizabete Godinho, a Jornada Municipal representa o compromisso da gestão pública de garantir e efetivar os direitos básicos das pessoas, conforme a Política de Direitos Humanos do município. “Ela tem a dimensão de manifestação desse compromisso e de fortalecer a Política Estadual, porque se inserere em um contexto maior, o da Jornada Estadual de Direito Humanos, e representa a consonância do compromisso com a institucionalização desses direitos”, disse. Esse ano, ambas as edições (municipal e estadual) acontecerão de maneira conjunta, no mesmo período.

A secretaria formou parceria com mais seis secretarias municipais; a de Saúde, de Educação, da Mulher, de Mobilidade e Controle Urbano, de Segurança Urbana e a de Juventude e Qualificação Profissional. Órgãos estaduais e federais, como o Ministério Público de Pernambuco, a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Celpe, Senac, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Ministério da Cultura também vão participar do evento.

Seis feiras (uma em cada RPA) estarão disponibilizando, em dias diferentes, retirada de documentos (CPF, carteira de trabalho e certidão de nascimento), atendimento jurídico, inscrição e cadastro em programas Federais (Bolsa Família, Pronatec, Seguro Desemprego, etc) e atividades lúdicas e culturais. O espaço das feiras também será aproveitado como meio de divulgação das campanhas de direitos humanos promovidas e/ou apoiadas pela PCR contra a homofobia, a exploração sexual, o racismo, pelo respeito às Pessoas com Deficiência (PcD), contra a violência contra a mulher, pelos cuidados à saúde do idoso, pela educação no trânsito e muitas outras.

Além das feiras de direitos humanos, a programação da I Jmdh está repleta de ações espalhadas pela cidade. Serão palestras, oficinas, seminários, rodas de diálogo, mostra de cinema, exposição, cursos de formação, shows culturais, passeio ciclístico, etc. A abertura do evento acontece no primeiro dia da Jornada, durante a Feira de Direitos Humanos da RPA1, na Academia da Cidade de Santo Amaro. Já o encerramento oficial será durante o show de atrações culturais, na Praça do Arsenal, a partir das 20h, no próximo dia 6.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas