Coletivo Lugar Comum apresenta os resultados da pesquisa A Voz do Movimento nesta segunda (2)


A Voz do Movimento.
Foto: Acervo Coletivo Lugar Comum
Nesta segunda-feira (2), às 19h30, o pernambucano Coletivo Lugar Comum apresenta os resultados artísticos que demonstram o processo da pesquisa continuada "A Voz do Movimento" depois de um mergulho de um ano. A entrada é gratuita e a demonstração será realizada na sede do Lugar Comum, na Rua da Madre de Deus, 170, sala 202, no Recife Antigo. Antes de mostrar os resultados do processo foram realizados dois ensaios abertos, nos dias 18 e 25 de novembro.

A pesquisa “A Voz do Movimento”, iniciada em janeiro de 2013, aborda a improvisação como ferramenta para aperfeiçoamento da expressividade do corpo-artista, propondo a integração entre movimento e produção vocalcom o envolvimento direto de cinco artistas do Coletivo Lugar Comum: Renata Muniz, Liana Gesteira, Maria Agrelli, Cyro Morais e Silvia Góes. Além destes, os outros integrantes do Coletivo (hoje formado por 14 artistas) deram várias contribuições com experiências compartilhadas em momentos específicos. Durante todo este ano, foram realizadas diversas atividades práticas e teóricas sobre a criação em dança a partir da improvisação e da exploração da expressão vocal aliada ao movimento.

A Voz do Movimento: da inquietude, do silêncio, da voz, do movimento, do corpo do agora, agora, momento e ato, som que dança, nasce a inspiração, criação, comunicação, troca, tudo se tocando, entrelaçado, artista e público, se existindo enquanto a arte da improvisação se desenha no inusitado espaço, permitindo outras percepções.


O projeto, incentivado pelo Funcultura, também possibilitou a realização de duas oficinas como espaços para troca de saberes entre profissionais de várias linguagens, ambas gratuitas e abertas a participantes de outros grupos artísticos em atividade no estado de Pernambuco.

Uma das oficinas aconteceu no início da pesquisa, com a musicista, pesquisadora e professora adjunta do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba, Adriana Fernandes. A outra oficina foi realizada no começo do mês de agosto e trouxe ao Recife o ator-pesquisador Carlos Simioni, um dos fundadores do LUME Teatro, um dos mais provocadores e respeitados grupos do Brasil no repertório de pesquisa e treinamento de atores. Foram 64 inscritos e 21 pessoas selecionadas entre artistas independentes ou ligados a outros grupos da cidade, em várias expressões das artes cênicas. A oficina aconteceu de 5 a 9 de agosto, no Teatro Hermilo Borba Filho, a partir de uma parceria entre o Coletivo Lugar Comum e o Centro Apolo-Hermilo.

A partir de parcerias entre o Lugar Comum e grupos e artistas nacionais, foi possível realizar duas semanas de atividades internas com a coordenação de outros importantes nomes do cenário brasileiro da dança, como Soraya Jorge (no primeiro semestre) e Calixto Neto (no segundo semestre), multiplicando inquietações e encontros. Parte do conteúdo da pesquisa está disponível publicamente no blog avozdomovimento.wordpress.com, através de textos, fotos e vídeos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente