Aliança Francesa Recife promove “Encontro com Camus” para celebrar centenário do escritor

A Aliança Francesa Recife promove nesta sexta-feira (29), às 19h30, o “Encontro com Camus”, em celebração ao centenário do escritor, ensaísta e jornalista argelino Albert Camus. Com foco no romance “O Estrangeiro”, uma das mais expressivas e polêmicas obras do autor, o encontro, aberto ao público e com entrada gratuita, será comandado pelo professor e filósofo Oussama Naouar, no idioma português. A noite ainda reserva um bate-papo sobre o tema. Oportunidade para destrinchar os mistérios eclodidos pelo escritor. O evento será na unidade Derby da Aliança Francesa Recife (Rua Amaro Bezerra, 466).

O Estrangeiro, traduzido para mais de 40 idiomas, faz parte do “ciclo do absurdo”, trilogia composta também por um ensaio (O mito de Sísifo) e uma peça de teatro (Calígula). Nele, o protagonista Mersault vive com indiferença em relação a todos os valores morais. Um homem que bate de frente com o cinismo e o vazio por trás da sociedade como um todo. O Estrangeiro disseca a estupidez das falsas regras morais.

Argelino de Mondovi, Albert Camus conviveu com o colonialismo francês e cresceu em um país castigado pelo subdesenvolvimento. Com genialidade reconhecida, conseguiu penetrar no círculo de intelectuais franceses nas décadas de 1940 e 50. “O Estrangeiro” rendeu ao autor o Prêmio Nobel de Literatura de 1957, o primeiro africano a receber tal reconhecimento.

À frente do encontro, Oussama Naouar é professor Adjunto 1 no Departamento de Letras da UFPE, onde leciona a literatura francesa dos séculos XIX e XX, os métodos de ensino e a língua francesa. O seu trabalho centra-se sobre a recepção e as viagens das ideias, das representações e dos textos, especialmente a questão das influências envolvidas na construção do imaginário. Ele também trabalha com a questão das relações epistemológicas entre a ficção literária e realidade, bem como as funções da literatura a partir da perspectiva do perfeccionismo moral.

Serviço:
Encontro com Camus
Nesta sexta-feira (29), às 19h30
Aliança Francesa do Derby (Rua Amaro Bezerra, 466)
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil