Sensibilização Turística realiza o tour “Capelas do Recife”

As principais capelas da cidade serão tema do próximo Passeio de Sensibilização Turística, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. Além de serem símbolo da fé, essas estruturas religiosas são também tesouros arquitetônicos da cidade. O passeio, que é gratuito, acontece neste sábado (26), e tem saída às 14h, da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.

Em um ônibus com ar-condicionado, o roteiro faz primeira parada na Capela de Nossa Senhora da Conceição das Barreiras, mais conhecida como Capelinha da Jaqueira, no Parque da Jaqueira. Com a construção do século XVIII, estava localizada nas terras do capitão Henrique Martins. Segundo a história, após desenvolver uma grave doença, o capitão recorreu à Nossa Senhora da Conceição para se curar. Como o pedido foi aceito, construiu a capela para homenagear a santa.

As antigas capelas estão escondidas em parques, praças e até em grandes avenidas, passando despercebidas em meio aos edifícios e construções modernas. No entanto, elas são fortes testemunhas da história do Recife e os tempos de engenho, permanecendo firmes em meio à evolução urbana. Outro exemplo dessa resistência e também ponto de visita é a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, localizada na Avenida Rosa e Silva. Construída em 1762, possui um altar-mor dedicado a sua padroeira, Nossa Senhora dos Aflitos, além de uma bela pintura no forro.

O tour também visita a Capela de Santa Terezinha de Jesus, pertencente ao quartel do Derby, e realiza passeios panorâmicos pelas Capelas Nossa Senhora da Saúde, na Ilha do Leite, e Conceição dos Artistas, na Boa Vista. As inscrições devem ser feitas nesta sexta-feira (25) pelo telefone 3355-8605, a partir das 8h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)