Tradição sertaneja dialoga com o contemporâneo

Foto: Divulgação
Com o tema “Um diálogo entre a tradição sertaneja e a contemporaneidade”, a Arte Plural Galeria dá continuidade ao Sarau Plural, nesta terça-feira (30), às 19h. Participam como convidados especiais desta 36ª edição o poeta glosador, rapper e declamador Clécio Rimas e o coquista, violeiro, cantador, cordelista e mestre de baque solto Adiel Luna. Também por lá os escritores e jornalistas Homero Fonseca e Marco Polo. Na programação da noite, textos e poemas de Cancão, Homero Fonseca, José Paulo Paes, Patativa do Assaré, Paulo Leminski e Ronaldo Correia de Brito. A entrada é aberta ao público.

Clécio Rimas - Entre a tradição de poeta glosador, chegando à música poetizada do rap urbano, enveredando por experiências da música pop e também eletrônica, Clécio Rimas apropria-se de elementos culturais litorâneos ao mesmo tempo em que permanece enaltecendo sua identidade sertaneja. Eclético, coloca-se como um depositário da tradição da poesia popular, sendo um fazedor de interlocuções das diversas falas poéticas e sonoras com as quais trabalha com grande intimidade e desenvoltura.

Adiel Luna - Adiel Luna é coquista, violeiro, cantador e cordelista. Participou das principais sambadas do Estado e é considerado, hoje, o único representante da renovação do coco de São João. Em 2010, ganhou o prêmio de primeiro lugar do Festival Pré-Amp e a oportunidade de gravar o seu primeiro CD. O documentário “O Coco de Improviso e a Poesia Solta no Vento” (Natália Wanderlei, 2011) conta sua relação com seus principais mestres dentro da manifestação e seu trabalho em preservar o conhecimento deles. É mestre de baque solto, tendo passado por grandes maracatus como o Piaba de Ouro, o Leãozinho de Aliança, o Estrela da Tarde e o Leão do Norte. Tem mais de 50 títulos de cordéis publicados. Sua matriz é o repente, poesia fundamentada na rima, na métrica e na oração de improviso.


Encontro – O Sarau Plural é resultado de uma parceria entre a Arte Plural Galeria e o jornalista e escritor Homero Fonseca. É um recital lítero-musical, aberto ao público, que acontece todas as últimas terças-feiras do mês, com leitura de versos, prosas, poemas, acompanhados de fundo musical. Sempre com a participação de um convidado e um tema específico, o projeto visa a integrar literatura e música de maneira descontraída.

Serviço:
Sarau Plural
Tema: “Um diálogo entre a tradição sertaneja e a contemporaneidade”
Com Clécio Rimas, Adiel Luna e Homero Fonseca, Marco Polo;
Terça, dia 31 de julho, às 19h;
Na Arte Plural Galeria, Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife;
Aberto ao público;
Informações: (81) 3424.4431;
P.S.: Recomendado chegar no horário, pois os lugares são limitados.
Contato para entrevista:
Adiel Luna – (81) 9705.3724
Clécio – (81) 9786.0544 / 8323.9144
Homero Fonseca – (81) 8252.6810 / (82) 3296.6152

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife