Palestras do Curso de Cinema Experimental da Fundação Joaquim Nabuco

Dando continuidade a programação da COART, no ano de 2013, o curso de cinema experimental promovido pela B³ com o apoio da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco, através da aprovação do projeto pelo edital do Funcultura, que chamaremos de O Tempo das Imagens e se constituirá de 13 palestras de 2 a 3 horas cada (19-22h) nas quais o cineasta e ensaista Yann Beauvais irá desenvolver temas sobre a imagem em movimento.

O título O Tempo das Imagens refere-se a uma exposição consagrada ao trabalho do cineasta Malcolm Le Grice para quem a prática do cinema ultrapassa o uso clássico do cinema do divertimento. Temas frequentes na escrita do autor, serão ampliados para pensar as imagens como modalidade da duração, abrindo uma pluralidade de possibilidades para um fazer diferente.

A sexta palestra acontece na Sala João Cardoso Ayres, na FUNDAJ - Derby e tem como título:

A influência de Guy Debord no cinema experimental e na vídeoarte.

30 de julho 2013 - 19h
A influência de Guy Debord no cinema experimental e na vídeoarte.
O cinema de Guy Debord era desconhecido para a maioria, até a publicação dos seus DVDs oficiais em 2005. A sua influência encontra-se, desde a publicação da Sociedade do Espetáculo, em 1967, nos filmes situacionistas de Jorgen Thorsen, René Vienet até filmes mais recentes de Graig Baldwin, Keith Sanborn...


06 de agosto 2013 - 19h
O cinema das ruínas: arquivos e desmaterializações
A questão da matéria do cinema desde a sua morte anunciada voltou com muita força para alguns cineastas que se mobilizaram para trabalhar a partir deste desaparecimento do "médium". O desaparecimento pode vir da idade da película ou pode ser provocado pelo artista. Aqui a fascinação pelas texturas e materialidades junta-se à nostalgia de um tempo, à uma estética que manifesta o interesse pelo afastamento, às ruínas...

10 de setembro 2013 - 19h
Daniel Eisenberg e a produção do sentido da história a partir de Displaced Person
No filme Displaced Person,1954, Daniel Esisenberg, trabalha, a partir de curtos loopings de um filme de Marcel Ophuls, o horror incompreensível da realidade hitleriana, articulando-o a dois regimes sonoros distintos, um quarteto de Beethoven e uma conferência de Lévi-Strauss. A história, a memória, o trauma, o urbanismo contemporâneo em suas representações e a questão das mídias e seus efeitos são os sujeitos do cinema de Daniel Eisenberg.

17 de setembro 2013 - 19h
New Queer, Cinema e AIDS
No fim dos anos 70, o cinema estrutural foi criticado pelas feministas e pelos gays por ter excluído o corpo no cinema. A noção do prazer volta como uma reivindicação. A erupção da Aids amplia esta mudança, transformando uma militância que desenvolveu simultaneamente a política com o prazer sexual.

1º de outubro 2013 - 19h
Pós-colonial ou a escritura das diferenças: Trinh-minh-ha, Fiona Tan, Chen Chieh-jen
Filmar os outros. Filmar como um outro, mostrar a sua alteridade e suas diferenças fora dos olhares do mundo ocidental. Filmar perto e não como, não para os outros, mais de perto. Como estabelecer outras palavras, outras imagens fora do exotismo e do paternalismo? A erupção de cinematografias diferentes quebram o monopólio do sentido único.

15 de outubro 2013 - 19h
José Agrippino de Paula
Nasceu em 1937, e morreu em 2007. Dramaturgo, cineasta e músico, José Agrippino de Paula é conhecido como escritor de Lugar Comum e Panamérica, considerada por Caetano Veloso a obra fundamental do Tropicalismo. Em 69, ele fez Hitler 3° Mundo, um dos filmes mais radicais do cinema brasileiro e que foi mostrado no Brasil somente depois 1982. Em 2010 sua obra foi contextualizada em um ciclo no Centre Pompidou, Paris.

05 de novembro 2013 - 19h
Do fotográfico ao gráfico, o cinema recriado.
Com o uso generalizado dos computadores a dimensão gráfica do cinema, que foi desqualificada por muito tempo por causa da importância do mimetismo fotográfico, impôs-se no cinema contemporâneo como uma alternativa onde o tratamento domina o sentido. Através de exemplos encontrados no cinema experimental e na videoarte vamos fazer uma pequena arqueologia das mudanças do cinema.
Sobre Yann Beauvais :
Co-fundador de B³ - bcúbico- (2011), é cineasta, critico e curador independente.
Francês, atualmente vive e trabalha em Recife e já realizou mais de 50 filmes e instalações filmes e vídeos. Conduziu intervenções em diferentes universidades e escolas de artes desde os 80’ e foi responsável pela organização de livros e catálogos Malcolm Le Grice, Les presses du Réel, Dijon 2013, Paul Sharits, Les presses du Réel. Recentemente escreve sobre o cinema e vídeo arte contemporânea: Su Friedrich, eRikm, Oskar Fischinger, VALIE EXPORT, Mark Morrisroe e Guy Debord.

OBS: Pedimos aos participantes já inscritos, confirmação da sua presença e se desejam continuar no curso.

Curso de Cinema Experimental: O tempo das Imagens
Sala João Cardoso Ayres
Horário: 19h às 22h
Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, n° 609 – Derby
Gratuito
Informações: 3073-6691 / 3073-6692

www.fundaj.gov.br / artes@fundaj.gov.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo