Lendas nacionais são referência para coleção de alunos da Faculdade Senac

Cumade fulozina, curupira, boto cor de rosa e bicho papão. Quem nunca ouviu na infância as histórias e lendas do folclore brasileiro que envolvem um desses personagens? Inspirados nestas e em outras lendas, alunos do curso superior de Tecnologia em Design de Moda da Faculdade Senac produziram a coleção Além da Lenda. O resultado será apresentado nesta sexta-feira (26), às 19h, numa exposição fotográfica na Estação Quatro Cantos, em Olinda, com entrada gratuita.

A mostra reúne 48 fotos dos trabalhos de 27 alunos da instituição onde cada um desenvolveu uma coleção completa com uma lenda escolhida individualmente como tema. Segundo Danielle Simões, coordenadora do curso de Design de Moda da Faculdade Senac, ao final de cada módulo, os alunos fazem um trabalho de conclusão e desta vez, a proposta foi uma exposição fotográfica para desmistificar essas lendas e mitos. “Os alunos conseguiram traduzir as referências em roupas com estampas, grafismos e modelagens inovadoras em tecidos como linho, seda e couro”, informa a coordenadora. A exposição fica em cartaz até o dia 25 de agosto. As fotos foram produzidas no estúdio Alfa Set com o fotógrafo Adriano Rocha.

Diversidade – O mito indígena A criação da noite foi a estória escolhida pelo aluno Alexandre Amorim. A lenda conta a história de como o Sol foi tocado por um humano e se quebrou, dando origem à escuridão no mundo. Para marcar o início do dia e também o da noite, dois pássaros foram escolhidos para anunciar a transição: o galo e a coruja. E foi pensando nela, que Alexandre elaborou sua coleção “E quando o sol se põe”, com modelagem e recortes que remetem ao desenho da ave noturna.


Já Amanda Hernandez Antunes usou a lenda do Vaqueiro Misterioso como referência. Na coleção O Aboio, a aluna cortou couro para criar estampa tátil, retratando a lenda cuja estória fala de um vaqueiro mal vestido e fraco que aparece nas competições de gado do interior, ganha a competição e depois desaparece.

Serviço:
Exposição Fotográfica - Coleção Além da Lenda
Local: Estação Quatro Cantos – Rua Prudente de Morais, 440. Cidade Alta. Olinda.
Período: De 26 de julho a 25 de agosto.
Horário: De Segunda a Sábado – das 11h às 22h | Domingos – 13h às 21h
Entrada gratuita
Informações: (81) 3429-7575

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas