Sexta-Feira da Paixão e Domingo de Páscoa têm Ciclofaixa


Após o sucesso com a inauguração da Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife, a população já pode preparar novamente suas bikes. Isso porque nesta sexta-feira e domingo o circuito que liga a Zona Norte à Zona Sul do Recife, passando por 11 bairros, estará novamente montado das 7h às 16h. No último domingo (24) o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o governador Eduardo Campos montaram em suas bicicletas e também participaram da estreia do projeto. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, através das Secretarias de Turismo e Lazer e de Mobilidade e Controle Urbano. A empresa vencedora do chamamento público foi o Itaú Unibanco.

Motoristas devem ficar atentos às mudanças no trânsito nas ruas e avenidas onde passará a Ciclofaixa, optando por rotas alternativas. A velocidade permitida aos ciclistas dentro do percurso é de 20 km/h e, nas ruas e avenidas em que ela passar, os veículos terão velocidade máxima reduzida para 40 km/h, todos os domingos e feriados, dias em que o projeto vai funcionar. Placas de trânsito alertam sobre a velocidade máxima permitida nesses dias e locais, bem como a proibição de estacionamento. É proibido estacionar, nos domingos e feriados, nas faixas destinadas à Ciclofaixa.


De acordo com a gerente de Mobilidade da CTTU, Sandra Barboza, o Código de Trânsito Brasileiro prevê multa gravíssima e sete pontos na carteira de habilitação para o motorista que transitar sobre a Ciclofaixa. Já para quem estacionar sobre o trecho destinado à Ciclofaixa, a multa é grave, com cinco pontos na carteira. “Quem mora nas ruas e avenidas que a Ciclofaixa passar, na hora de dormir, do sábado para o domingo, todo o cuidado para não deixar o carro estacionado após 4h da manhã no local, pois vai estar sujeito a reboque”, alerta Sandra. A partir deste horário, quatro mil cones começam a ser instalados no trajeto.

Para orientar os motoristas, operadores de tráfego fardados e Guardas da CTTU estarão a postos no horário de funcionamento da ação, das 7h às 16h. A Guarda Municipal do Recife vai reforçar a segurança dos ciclistas. Durante o horário de funcionamento do equipamento, três motos da corporação farão rondas em toda a extensão da Avenida Mário Melo e da Rua da Aurora. No Recife Antigo, 15 homens darão assistência a ciclistas e monitores da Ciclofaixa.

A Ciclofaixa consiste num espaço reservado para a passagem de bicicletas e tem uma largura de 2,5 metros, sendo uma via de mão dupla. As duas rotas totalizam quase 25,5 km (levando em consideração os 7 km que já existem na Ciclofaixa da Avenida Boa Viagem). O trecho Norte tem aproximadamente 7 km e o Sul, 6,5 km. As duas rotas têm ponto de convergência no Marco Zero, no Recife Antigo. Após o primeiro dia de uso, foi identificada a necessidade de instalar um semáforo na descida do viaduto do Forte das Cinco Pontas. Em dias úteis, o equipamento será usado apenas no sinal de alerta, garantindo a fluidez do trânsito.
Com a retirada de uma faixa dos veículos nas rotas da Ciclofaixa, é aconselhável os motoristas utilizarem rotas alternativas aos domingos e feriados. Para quem vem da Zona Sul, o ideal é pegar a Imbiribeira pela Avenida Mascarenhas de Moraes, seguir em frente, sentido Afogados, e dobrar à esquerda no Largo da Paz. Neste ponto, o motorista estará de frente para a Estrada dos Remédios, que tem continuação pela Avenida Visconde de Albuquerque e Rua José Bonifácio. Neste ponto, o motorista já pode ter acesso à Jaqueira, Parnamirim, Aflitos, Rosarinho e demais bairros da Zona Norte.

Da Zona Norte para a Zona Sul, o motorista utiliza a Rua Real da Torre, segue em frente e terá acesso ao bairro da Madalena, depois chega à Rua Cosme Viana, em Afogados. Em seguida, passando a Ponte Motocolombó, o motorista já está na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, onde tem acesso aos bairros de Boa Viagem, Piedade e todo o litoral Sul. Outra opção para o condutor fazer o deslocamento no eixo Olinda/Boa Viagem é seguir pela Avenida Agamenon Magalhães.

Segundo o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, o objetivo do projeto é incentivar a prática de lazer saudável. “A Ciclofaixa é mais uma opção de lazer segura, saudável e cultural tanto para os cidadãos recifenses como para os turistas que visitam a cidade”, afirma. O percurso da Ciclofaixa é privilegiado. Na Zona Norte, sai do Mercado de Casa Amarela, passa pelo Sítio da Trindade, Parque da Jaqueira, Museu do Estado, Câmara Municipal do Recife, Parque Treze de Maio, Faculdade de Direito, Assembleia Legislativa, Teatro Santa Isabel, Palácio do Campo das Princesas, Praça da República, Palácio da Justiça e Central do Artesanato, além do Marco Zero. Na Zona Sul, o roteiro engloba a praia de Boa Viagem, Parque Dona Lindu, Pracinha de Boa Viagem, Cais de Santa Rita e Forte das Cinco Pontas.

Quem não tiver bicicleta poderá alugar - basta fazer o cadastro pelo site www.ciclofaixarecife.com.br. Serão três estações de aluguel: na Jaqueira, Recife Antigo e Pina. Cada uma delas terá 20 bicicletas. Além disso, o Marco Zero contará com um bicicletário, que vai operar sempre nos mesmos dias do projeto, aos domingos e feriados. A Secretaria Municipal de Saúde instalou equipes do Programa da Academia da Cidade em três polos do município (Polo Parque da Jaqueira (Distrito III), Polo Marco Zero (Distrito I) e Polo Pina (Distrito VI)). A equipe, formada por profissionais de Educação Física e um supervisor, irá realizar avaliação simplificada (aferição de pressão, altura e peso) e alongamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente