Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira lança programação anual

Antonio C. Secchin. Foto: Divulgação
O Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira, do Sesc Santa Rita, anuncia a programação anual nesta quinta-feira (21), com uma conversa entre o escritor Antonio Carlos Secchin (RJ) e o jornalista Cristiano Ramos. O lançamento conta ainda com uma apresentação da obra de Secchin, com o grupo #4urubueacarniça, formado por jovens poetas da cidade. Ao longo do ano, estão previstas mais de quarenta atividades oferecidas gratuitamente ao público, como oficinas, recitais, performances poéticas, intervenções literárias e mostras de literatura.

Em 2013, o Laboratório dará continuidade às atividades formativas e aos projetos Meu vizinho, o escritor e A barca dos encantados, que têm como objetivo aproximar os leitores do legado de autores vivos ou que já partiram. Ambos acontecem nas bibliotecas do Sesc Santa Rita e da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Também continua este ano a Mostra Sesc de Literatura Contemporânea, com o tema “Era uma vez, a palavra”, no mês de julho. Entre os convidados, estão Luiz Brás (SP), Marina Colasanti (RJ), Xico Sá (CE/SP) e Antônio Cícero (RJ).


Duas novas Mostras de Literatura estão entre as novidades deste ano. A primeira Mostra Sesc de Literatura e Oralidades acontece de 5 a 7 de abril, na Livraria Cultura do Paço Alfândega, com a participação de Lirinha, Biagio Pecorelli, Siba, Zé Brown, Junior Baladeira e Miró. Em outubro, acontece a Mostra Ascenso Ferreira: Ascenso, minha língua! para homenagear, difundir e refletir sobre a obra do patrono do Laboratório.

Ainda este ano, a atividade Um escritor na minha escola, já realizada durante as Jornadas Literárias do Sesc Pernambuco no interior do Estado, vai levar duplas de escritores para as escolas do Sesc localizadas no Recife e em Jaboatão dos Guararapes. O objetivo é aproximar jovens leitores de quem escreve em Pernambuco atualmente, aprofundando essa relação e o conhecimento acerca da criação literária. Entre as duplas, estão Delmo Montenegro e Sílvio Hansen, Jomard Muniz Brito e Luna Vitrolira e Cícero Belmar e Alexandre Furtado.

A programação completa das atividades do Laboratório está disponível no site do Sesc (www.sescpe.com.br). As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no Ponto de Atendimento do Sesc Santa Rita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Alguns destaques deste ano são as oficinas com Affonso Romano de Sant'Anna (MG/RJ), Márcio Souza (AM), Raimundo Carrero (PE) e João Denys (RN/PE).

O Laboratório | Inaugurado em 2008, o Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira está localizado no Sesc Santa Rita e é um lugar de criação, experimentação e troca de ideias, ponto de encontro para as experiências literárias, sejam escritas ou orais.

O convidado | Antonio Carlos Secchin é professor emérito de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da UFRJ. Poeta com seis livros publicados, destacando-se Todos os ventos (poesia reunida, 2002), que obteve os prêmios da Fundação Biblioteca Nacional, da Academia Brasileira de Letras e do PEN Clube para melhor livro do gênero publicado no país em 2002. Ensaísta, autor de João Cabral; a poesia do menos, ganhador de três prêmios nacionais. Organizou as obras completas de poetas brasileiros (Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar).  Em 2010, publicou Memórias de um leitor de poesia. Atualmente é um dos curadores da reedição da poesia de Carlos Drummond de Andrade, publicada pela Cia. das Letras. Proferiu mais de quatrocentas palestras em vários estados do país e no exterior. Eleito em junho de 2004, tornou-se à época o mais jovem membro da Academia Brasileira de Letras.

À noite (Antonio Carlos Secchin)
todas as palavras são pretas
todos os gatos são tardos
todos os sonhos são póstumos
todos os barcos são gélidos
à noite são os passos todos trôpegos
os músculos são sôfregos
e a máscaras, anêmicas
todos pálidos, os versos
todos os medos são pânicos
todas as frutas são pêssegos
e são pássaros todos os planos
todos os ritmos são lúbricos
são tônicos todos os gritos
todos os gozos são santos

#4urubueacarniça | O Urubu, do tupi uru'wu, é um animal marginalizado, subestimado, mal interpretado. Sua essência significa, em verdade, a purificação, limpeza profunda e renovação. Os urubus, o lixo, o tráfego, a fumaça, as pessoas, fazem parte da rotina letárgica das cidades. Mas o que é óbvio e cotidiano é também poético. O grupo 4urubueacarniça, formado pelos jovens poetas e performers pernambucanos Clécio Rimas, Gleison Nascimento, Luna Vitrolira e Mariane Bigio, se propõe a subverter clichês — ou mesmo reapropriar-se deles — e a deglutir o verbo, a palavra, resignificá-la e alimentar-se dela, tal qual o bicho faz com a carniça. Transformar o velho em novo, reaproveitar e voar alto, sem a pretensão ostensiva do Pavão. 
 
Serviço:
Lançamento da programação 2013 do Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira
Dia 21 de março de 2013, às 19h.
Local: Sesc Santa Rita (Cais de Santa Rita, 156. 2º andar. São José)
Fone: (81) 3224-7577

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente