Boi estrelado do Mestre Dié – Circulação Metropolitana se apresenta no Cabo de Santo Agostinho

Foto: Divulgação

Neste sábado (30), a partir das 8h, haverá apresentação do projeto Boi estrelado do Mestre Dié – Circulação Metropolitana, em Camela (Ipojuca). Um dos poucos folguedos populares que ainda resiste no município, hoje o Boi Estrela do mestre Dié é Patrimônio imaterial do Cabo de Santo Agostinho e de Pernambuco, e já se apresentou em várias festividades em Pernambuco. Trata-se de uma cultura de raiz e está no sangue da família do falecido mestre Dié – fundador da 1ª Associação de Bairro do Cabo –, que vêm sempre mantendo viva a tradição da brincadeira do boi. Atualmente, o folguedo é coordenado pela sua filha Maria das Graças, popularmente conhecida por ''Graça'', e seu irmão Daniel Junior ''Diézinho'' e demais familiares. Em parceria com o Centro Cultural Farol da Vila, o projeto aprovado pelo Funcultura tem ainda incentivo cultural da Fundarpe e Governo de Pernambuco, e apoio das prefeituras do Cabo, Olinda, Ipojuca e Itamaracá, com coordenação do produtor e coordenador técnica Mike Moraes.

O brinquedo funciona como espécie de teatro de rua, incluindo dança e musica, e uma batucada composta por alfaia, um rebolado, tarol, ganzá, triangulo, pandeiro. Em media e formado por 25 componentes.  No inicio, sob o comando do Mestre ''Dié'', o boi foi contagiando os moradores do Alto do Pires, que doavam pequenos recursos para incentivar a brincadeira, durante as apresentações no alto. Logo surgiu a ideia de fazer apresentações nas ruas de Ponte dos Carvalhos. E assim, a cada apresentação o Boi Estrela foi se abrilhantando, ficando cada vez mais conhecido na comunidade e na região.


São personagens do Boi Estrela Zambelê, Mané Batateiro conhecido como a Burra Calú, Sardanha, Varri Rua, Engoli-fogo, Capitão, Bastião, Mateus e Catirina, Riliquim, (02) Portas Bandeiras, (02) Portas Faixas, Barraqueiro e o famoso Boi, artesanal composto de uma cabeça de boi de verdade e o corpo e feito de uma armação que pode ser de ferro, madeira, fibra, ou qualquer material do gênero.

SOBRE MESTRE DIÉ – O mestre Dié – Daniel Roberto da Silva, assumiu em 1954 o Boi Estrela de seu pai, no quintal da sua casa, na Rua da Aurora, Alto do Pires em Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho, PE.  Ele manteve vivo este brinquedo até o ano 2000, quando acometido de leptospirose veio a falecer, despedindo-se dos amantes do Boi Estrela e de seus familiares.  

Histórico de apresentações:

- Mais de 50 anos de Apresentações no Carnaval do Cabo de Sto. Agost./PE.
- Festa da Lavadeira, no Paiva, Cabo/PE.
- Festival de Cultura Popular das Vilas do Cabo (1997).
- Hang Loose Pró Contest 1998 (Gaibu, Cabo/PE).
- Festival Olho Dágua 2000/2001/2005 (Gaibu, Cabo/PE).
- Encontro Pernambucano de Coco (2005/2006/2007), Pontezinha, Cabo/PE.
- Festival Pinzón (Gaibu, Cabo/PE).
- Carnaval de Pernambuco 2012, Polo Goiana/PE.
- Boi Estrela do Mestre Dié – Circulação Metropolitana (Cabo, Ipojuca, Olinda, Ilha de Itamaracá).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife