Trocadilho, evento que vai abordar a prática e a pesquisa em Danças Populares, abre inscrições para duas oficinas gratuitas com Lineu Gabriel e Viviane Souto Maior


Tu sois de onde com o Grupo Peleja. Foto: Renata Pires

A partir desta segunda-feira (25), estarão abertas as inscrições para as duas oficinas gratuitas programadas para o “Trocadilho: I Encontro Prático e Teórico de Pesquisa em Danças Populares”, que acontecerá de 19 a 23 de março, no Centro Cultural Correios e sede do Coletivo Lugar Comum, ambos no Bairro do Recife. Com incentivo do Funcultura e proposto pela atriz-dançarina e pesquisadora Viviane Souto Maior, o evento propõe o intercâmbio entre artistas-pesquisadores das áreas de Dança, Teatro e Culturas Populares que têm nas danças tradicionais de Pernambuco a base do seu trabalho pessoal, técnico e cênico, assim como a divulgação de suas pesquisas para a classe artística pernambucana.

As atividades que compõem o projeto têm como foco a pesquisa sobre a incorporação de elementos das danças populares à prática de formação de dançarinos e atores profissionais, tendo como resultado um conjunto de exercícios e metodologia de treino baseados no frevo e no cavalo marinho, assim como a colaboração dessas danças para o processo de criação cênica.

Duas oficinas gratuitas serão oferecidas concomitantemente:


Aula espetáculo fervo frevo. Foto: Carolina Coma Gonzalez
Teatro e Dança: Uma Brincadeira, com Viviane Souto Maior
De 19 a 23 de março, das 9h às 12h, na sede do Coletivo Lugar Comum (Rua Madre de Deus, 170, sala 202, Bairro do Recife). A oficina dialoga com diferentes linguagens: teatro, dança e cultura popular, apresentando os diversos desdobramentos possíveis da dança do frevo e do cavalo-marinho e o seu aproveitamento técnico, cênico e educativo como potencial para o trabalho nas artes cênicas.

Viviane Souto Maior faz parte de uma nova geração de artistas atuantes no mercado de dança e do teatro, com um olhar voltado para as manifestações populares e suas contribuições na formação dos estudantes e profissionais das artes cênicas. A atriz é formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem grande experiência na Antropologia Teatral, tendo participado de atividades culturais do cenário teatral internacional, como Dinamarca e Equador. Mudou-se para Pernambuco em 2007 para conhecer e vivenciar as manifestações populares da região, a fim de aplicar este conhecimento ao seu trabalho de atriz. Desta pesquisa surgem dois resultados: a aula espetáculo “Fervo, Frevo” e a performance “Carnavale”, já apresentadas na Bahia, Pernambuco e Paraíba.

Cavalo Marinho e o Corpo na Cena, com Lineu Gabriel
De 19 a 23 de março, das 9h às 12h, no Centro Cultural Correios (Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife. Tel: 3224-5739 e 3424-1935). A oficina oferece exercícios e dinâmicas elaboradas a partir da corporalidade presente na brincadeira de cavalo marinho, com o objetivo de estimular a criatividade do ator-dançarino, assim como sua capacidade de passear por diferentes gramáticas corporais. Estimulando o corpo e a construção de uma qualidade de presença para a cena, os elementos da tradição aparecem como detonadores de estados corporais que enriquecem a composição de teatro e/ou dança.

Lineu Gabriel (paulistano radicado em Olinda) é Mestre em Artes pela Unicamp, graduado em Antropologia pela mesma universidade, e docente do curso Práticas e Pensamentos do Corpo, da Faculdade Angel Vianna no Recife. Ator-dançarino do Grupo Peleja, pesquisa manifestações da Zona da Mata Norte pernambucana, em especial o Cavalo Marinho e o Maracatu Rural, desde o ano de 2003. No mais recente festival Janeiro de Grandes Espetáculos, Lineu Gabriel conquistou o título de Melhor Bailarino, pelo espetáculo “Tu Sois de Onde?”, empatado com o bailarino contemporâneo Ivaldo Mendonça.

Para inscrição nas oficinas, basta mandar e-mail com breve currículo para: trocadilhooficina@gmail.com Haverá seleção para os participantes. Todo o restante da programação (ainda a ser divulgada), que vai contar com palestras, aulas demonstrações e exibição de vídeos, tendo como convidados os artistas-pesquisadores Viviane Souto Maior, Helder Vasconcelos, Lineu Gabriel, Maria Acserald, Roberta Ramos, Tainá Barreto e Valéria Vicente, é gratuita, não sendo necessária inscrição prévia. O evento conta com incentivo fundamental do Funcultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife