Esculturas-instrumentos de Mestre Nado serão expostas em Tracunhaém


O Ponto de Cultura Homens de Barro, em Tracunhaém, na Zona da Mata Norte, recebe a exposição Mestre Nado - a terra, a água, o fogo e o sopro, neste dia 19, com abertura às sete da noite. A mostra, com curadoria de Caroline Leal e Ticiano Arraes, apresenta um percurso nas esculturas-instrumentos de Aguinaldo da Silva, o Mestre Nado, artista popular olindense que fez brotar sonoridades do barro ao criar instrumentos de sopro e percussão.

O visitante poderá conferir todos os objetos musicais criados pelo mestre como a Flauta Nado, o Raco-raco e o Bum d’água, entre outros, uma documentação fotográfica que retrata o dia-a-dia do mestre no seu atelier, de autoria do fotógrafo Eric Gomes, e assistir a um documentário elaborado especialmente para a exposição. Ainda na noite de abertura, Mestre Nado e o seu grupo musical, o Som do Barro, formado por seus filhos e filha, realizam um pequeno espetáculo.

Mestre Nado aprendeu a identificar o barro nas olarias. Trabalhando na fábrica de Francisco Brennand, dominou as fusões dos diferentes tipos de barro: branco, verde, vermelho e amarelo. Suas esculturas-instrumentos já foram usadas pela Orquestra Filarmônica de São Paulo e aparecem nas percussões dos conjuntos musicais que acompanham Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Lula Queiroga e Alceu Valença.

Segundo a curadora Caroline Leal, na inventividade de Mestre Nado não existem fronteiras entre a música e a escultura: ambas compõem um mesmo projeto de arte inspirado pela vida de um menino crescido entre tornos e ladainhas, e de um Mestre que equilibra gênio e tradição, dominando o torno e os elementos de sua obra.

A mostra, que conta com incentivo do Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura do Estado, estará em exposição até dia 10 de março, depois segue para ser montada em Caruaru, Cabo de Santo Agostinho e Olinda. Mestre Nado - a terra, a água, o fogo e o sopro é uma realização da ORBE.

Serviço:
Exposição: Mestre Nado - a terra, a água, o fogo e o sopro.
Local: Ponto de Cultura Homens de Barro, Centro de Tracunhaém/PE (ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos).
Abertura: 19 de fevereiro, às 19h.
Horário de visitação: segunda a domingo das 9h às 17h.
Entrada gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife