Estação Quatro Cantos recebe trabalho de Silvio Botelho



Há pelo menos oito anos com o ateliê fechado, o artista olindense Silvio Botelho expõe pela primeira vez seus bonecos gigantes na Estação Quatro Cantos, localizada no Sítio Histórico. A ideia de montar a exposição “A Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda”, surgiu após convite da proprietária do lugar, Ticiane Didier, que abriu espaço para receber cerca de 40 bonecos, entre eles de personalidades pernambucanas como Lia de Itamaracá, Luiz Gonzaga, Capiba e Maestro Forró. A mostra segue até primeiro de fevereiro de 2013.
Devido a reformas estruturais na casa onde funcionava seu ateliê, Silvio Botelho está há bastante tempo sem receber visita de turistas e pessoas interessadas em conhecer esse símbolo que representa o carnaval de Olinda. Por isso, essa será uma grande oportunidade de ter acesso ao trabalho do artista que foi nomeado como o “Pai dos Bonecos Gigantes” e criou o Menino da Tarde, em 1974. Na exposição, realizada no primeiro andar da Estação Quatro Cantos, acontece também mostra de vídeo, retratando um pouco da história dessa manifestação carnavalesca. Camisas e adereços do bloco do encontro dos bonecos ficam disponíveis para venda na loja.
O artista – Conhecido como o “Pai dos Bonecos Gigantes”, Silvio Botelho foi responsável por criar o Menino da Tarde, em 1974, que seria fruto do encontro entre o Homem da Meia Noite e a Mulher do Dia. Nessa época, ele trabalhava com esculturas, entalhe em madeira e máscaras, quando foi convidado a criar o terceiro boneco da história do carnaval olindense. Na década de 1980 ele já havia dado vida a mais de cem e, atualmente, suas criações passam de 900. Ele não se considera o inventor desse elemento tão importante, que já existe há mais de 500 anos na Europa. Mas foi o responsável por popularizar os bonecos gigantes de Olinda em Pernambuco, no Brasil e no mundo. Antes de ter o ateliê interditado, ele chegou a receber mais de 10 mil pessoas por ano, incluindo turistas e renomados artistas brasileiros, incluindo famosos da Rede Globo de TV.
A Estação Quatro Cantos – Localizado no centro histórico de Olinda, o lugar apresenta ambiente aconchegante e convidativo, onde são encontradas obras de artistas plásticos, peças artesanais, acessórios de moda e decoração de ambientes. A casa valoriza toda a produção de arte regional, além ser um lugar para estar, por abrigar também a Estação Café, onde funciona o serviço de cafeteria e gastronomia. Além de ter uma carta especial de cafés, é possível degustar desde comidas locais, como a tapioca e a cartola, até opções mais gourmet, passando por crepes mais elaborados até sanduíches de receita exclusiva.

Exposição “Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda” de Silvio Botelho
Até 01/02/13
Funcionamento: Segundas, das 10h às 18h; De terça a domingo, das 10h às 21h
Entrada: R$ 5
Estação Quatro Cantos Galeria & Café
Rua Prudente de Moraes, 440, Sítio Histórico de Olinda (Em frente a Pousada Quatro Cantos)
Fone: 3429-7575
Funcionamento: Segundas, das 10h às 18h; De terça a domingo, das 10h às 21h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado