Poesia, fotografia, artes plásticas e muitas emoções em nova exposição no Centro Cultural Correios até esta quarta (31)

Naysa Maria (14 anos) na produção da sua obra.
Foto: Arquivo Pró-Criança

“Eu aprendi um bocado de coisas que não sabia. Antes passava por eles e não conhecia, não sabia quem eram, por que estavam ali. Hoje eu reconheço os textos, li os versos, já me empolguei e até comecei a escrever as minhas poesias. Só que tem uns nomes que eu ainda me complico e só decorei o primeiro, como Clarice... Lis... Aspec... não decorei o segundo nome ainda”, diz Thyago Rychard, de 15 anos. Ele é um dos alunos do Movimento Pró-Criança que assina as obras artísticas da exposição Seguindo a Poesia, que Bairro do Recife, com entrada gratuita. Em novembro, a mostra estará na Fliporto.

Com textos, fotografias e obras em papel machê, a exposição é resultado do contato e dos afetos despertados nos jovens artistas do Pró-Criança a partir do mergulho no Circuito da Poesia, série de esculturas em homenagem a grandes ícones da cultura nordestina espalhadas pela cidade do Recife. Passaram pelo projeto cerca de 60 alunos entre 12 e 15 anos da instituição sem fins lucrativos que promove ações sócio-educativas com crianças e jovens de comunidades pobres. Entre os artistas presentes e citados na mostra estão Marques de Melo (13 anos), Luiz Gonzaga, Thyago Rychard (15 anos), Antônio Maria, Demison Renato (13 anos), Joaquim Cardozo, Maria Eduarda (14 anos), Capiba, Ericka Beatriz (14 anos), Carlos Pena Filho, Lucas Ribeiro (14 anos), João Cabral de Melo Neto, Naysa Maria (14 anos), Manoel Bandeira, Uiliane Gomes (13 anos), Clarice Lispector, Helaine Grasiele (15 anos), Mauro Mota, Chico Science, Solano Trindade, Ascenso Ferreira... Além de todos esses, a mostra faz uma homenagem a uma outra poeta que não está no circuito, mas que faz parte do dia a dia do trabalho no Pró-Criança, Maria do Carmo Barreto Campello.

A exposição reúne trinta imagens em preto e branco feitas através da técnica pinhole; máquinas fotográficas pinhole confeccionadas pelos próprios alunos do Pró-Criança com latas de leite e caixas de papelão e utilizadas no trabalho; a Caixa Mágica (câmara escura), máquina fotográfica artesanal de 160x70 cm, utilizada durante o projeto e que ficará disponível para que os visitantes possam vivenciar a experiência; textos dos artistas retratados em esculturas pela cidade; esculturas em papel machê confeccionadas pelos jovens artistas do Pró-Criança, promovendo a releitura das obras assinadas pelo artista plástico Demetrio Albuquerque no Circuito da Poesia, incluindo uma réplica em papel machê de Luiz Gonzaga em tamanho natural.

“No início a gente promoveu uma atividade no Recife Antigo. Estávamos pesquisando arte rupestre e pichações, passamos por Ascenso Ferreira e surgiu a curiosidade, deixei que os meninos fizessem fotos da escultura e a curiosidade de conhecer mais sobre aquele homem cresceu entre eles. Partiu deles a provocação. Tudo começou em 2011. Então unimos o trabalho do curso de fotografia ao de artes plásticas e desenvolvemos a ideia do projeto Seguindo a Poesia”, explica Cristina Albuquerque, professora de fotografia da ONG e que assina o projeto junto com a artista plástica e também educadora do Pró-Criança, Tatiane Souza.

Cada um dos meninos escolheu o artista para retratar em papel machê. Uns elegeram pelo nome, outros pela imagem, outros pela obra, uma reunião de afetos e encontros. “A imagem dele é muito bonita e por isso escolhi Antônio Maria”, diz Uiliane Gomes, de 13 anos. “Ah! Porque ele está na Rua do Sol”, declara Naysa Maria, de 14 anos, que assina a escultura de Capiba. “Clarice é a que eu mais gosto. Ela é muito sincera”, explica Thyago Rychard (15), chamando a escritora pelo primeiro nome, com a intimidade de quem não aprendeu ainda a dizer o sobrenome, mas nem se incomoda com isso.

“Quem entrar no espaço da exposição vai conhecer os poetas vai conhecer os poetas, o Pró-Criança, os jovens artistas e o Circuito da Poesia”, completa Cristina. A entrada é gratuita. É só chegar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado