Período Fértil comemora 20 anos de existência



Texto e fotos: Erika Fraga


Quando pensamos em uma grife pernambucana, mais precisamente olindense, lembramos logo na Período Fértil. Também pudera, surgida em meio da efervescência do movimento mangue beat, ela só poderia virar um verdadeiro sucesso. Criada despretensiosamente pelo casal Márcia Lima e Clesinho Santos, a marca reflete o “estilo pernambucano de ser”, tudo muito chamativo, colorido e leve realçando bem com o Sítio Histórico de Olinda, local onde o atelier/loja está instalado.

De acordo com Márcia, a ideia de criar a marca veio da necessidade que eles sentiam de vestir uma roupa que carregasse uma identidade cultural própria, estilo que na época não existia nas lojas. “Tudo aconteceu por acaso, era um momento em que a música e a cultura em geral estavam ligadas, e isso de alguma forma nos impulsionou a ser o que somos hoje”, revela. O nome escolhido – Período Fértil – carrega uma história que surgiu no Carnaval de 1987, ano em que o casal se conheceu. “As nossas primeiras peças foram elaboradas com intuito de juntar uma grana para brincar o Carnaval. Nesse ano, estavam surgindo muitas bandas, grande parte formada de meninos, então algumas amigas cogitaram a possibilidade de formar uma banda e que ela iria se chamar Período Fértil. Eu e Clesinho gostamos desse nome e o colocamos nas etiquetas das roupas que estávamos fazendo, nascendo daí o nome da marca, porém, tiramos o sentindo feminino e o remetemos à fertilidade da cena cultural que se fortificava na música, nas artes plásticas, no cinema e na moda”, comenta Márcia.


Ligados ao cenário musical, rapidamente os looks produzidos pelos estilistas caíram no gosto de vários artistas do Estado. Primeiro veio a produção de figurinos para Chico Science e Nação Zumbi, depois vieram outros músicos como: Otto, Maciel Salu, Aurinha, Silvério... Recentemente, a grife assinou o figurino do longa-metragem Tatuagem, de Hilton Lacerda, e também o figurino do clipe da Academia da Berlinda. Nesse momento, estão elaborando peças para a Orquestra Contemporânea de Olinda.

Nesses 20 anos de existência, é notória a evolução da modelagem e da maturidade das criações. Segundo Márcia, as roupas da Período Fértil não se prendem a “tendências”, mas a seguem, claro, pois quem trabalha com a moda não pode ignorá-la completamente. No entanto, é importante frisar que a grife tem um estilo próprio e esse estilo reflete o modo de ser dos seus criadores. “Como vivemos em uma cidade colorida, com uma cultura muito colorida, nossas roupas terminam absorvendo todo o colorido e estampa da cidade. Particularmente, sempre gostei de uma produção mais alegre, costumo dizer que toda mulher nordestina gosta de um vestido com flores e babados, se tiver as duas coisas melhor ainda”, revela Márcia.

O atelier não produz apenas roupas femininas, nas araras podemos encontrar peças para homens e mulheres de todas as faixas etárias. Assim como o seu estilo próprio, ela tem um calendário diferenciado, suas coleções seguem o ritmo de festividades e costumes do Estado. São produzidas coleções temáticas para o Carnaval (fantasias), período junino, natalino, entre outros. Além das roupas elaboradas pela grife, os estilistas fazem parceria com alguns designers de bolsas, sapatos e colares, que vendem seus produtos na loja, entre eles, estão nomes como Jailson Marcos, Fernando Viana e Dadá Andrade. A nova coleção, que será lançada em outubro, fará uma homenagem aos 20 anos da grife e assim como em coleções passadas irá explorar esse estilo que consagrou a marca, portanto, podemos esperar uma linha exclusiva com a cara de Pernambuco, ou seja, com looks ainda mais estampados, coloridos e leves que têm tudo a ver com o nosso clima.

As roupas da Período Fértil romperam fronteiras e estão sendo revendidas por lojista em Pipa (RN), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Quaraí (RS). Esse fato só foi possível graças à persistência da dupla que mesmo com formações profissionais diferentes, juntaram-se para realizar um desejo em comum: o de criar roupas com a cara de Pernambuco.




Atelier Período Fértil
Rua 15 de Novembro, 164, Varadouro, Olinda (PE)
3439-8926 | www.atelieperiodofertil.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo