E você, sabe lá o que é isso?

Babi Jaques e Os Sicilianos. Foto: Marcos Bruno

Produzido de forma totalmente independente e financiado com recursos próprios, o vídeo documentário "Sabe lá o que é isso”, que será lançado no próximo dia 6 de setembro na mostra de cinema da MIMO - Mostra Internacional de Música de Olinda, foi fruto da inquietação da banda pernambucana Babi Jaques & Os Sicilianos e de seus parceiros da Candiero Produções Audiovisuais.

Em homenagem aos 80 anos do Bloco de Carnaval Batutas de São José, a banda convida o Maestro Spok para fazer uma nova versão do Hino de Batutas. Entre guitarras e distorções, o grupo investiga a evolução musical do frevo levantando uma discussão acerca das inovações estéticas ocorridas com esta manifestação ao longo do tempo. Ainda dentro da narrativa, o filme conta um pouco da história do Carnaval de Rua do Recife, da destruição física do bairro de São José na década de 1970 e dos 80 anos de resistência dos Batutas de São José. A produção conta com a participação do jornalista José Teles, do escritor e compositor Marcelo Varella e do radialista Hugo Martins, a enciclopédia viva do frevo.


O filme é dirigido e roteirizado pelo cineasta e escritor Wilson Freire, autor e diretor de dezenas de produções, dentre elas o internacionalmente premiado "As Três Marias"e os documentários "Miró, preto, pobre, poeta e periférico" e "Zé Monteiro, o homem que venceu as 5 mortes". Como escritor, Wilson tem mais de 10 livros publicados e diversas canções em parceria com ícones da música brasileira, dentre elas estão "Chegança" e "Na pancada do Ganzá", sucessos na voz de Antônio Carlos Nóbrega.

A produção deste documentário vem para reforçar ainda mais o intuito da Babi Jaques & Os Sicilianos quanto à  produção da arte nas mais diversas linguagens, firmando parcerias e agregando artistas independentes, provando mais uma vez que é possível, através de movimentação, vontade e diálogo, produzir e difundir arte sem grandes orçamentos. O grupo, que está gravando o seu primeiro disco, rodou todo o país durante dois anos realizando uma turnê nacional de lançamento e divulgação de seu primeiro registro fonográfico - Um EP contendo 7 faixas, gravado, produzido e distribuído de forma independente pelos próprios membros da banda - que passou por todas as regiões do país, contando com mais de 100 apresentações em 60 cidades de 13 estados brasileiros e igualmente conduzida e produzida pelo grupo, onde recebeu 15 premiações em alguns dos mais importantes festivais de música e mostras competitivas do Brasil.

Assista o trailler: http://vimeo.com/48528758

Exibições do filme na MIMO: 6 de setembro, às 18h, no Seminário de Olinda e reprise 7 de setembro, às 18h, no Mercado da Ribeira.

Festa de Lançamento: 6 de setembro, às 22h, no Terraço de Olinda, com show da banda Babi Jaques e Os Sicilianos. 
Obs.: O espaço do Terraço virará o palco e o evento será virada para a rua  e aberto ao público.

Mais informações: 
COISA NOSTRA PRODUÇÕES
8856-8882 / 9546-9595 / 3265-0931 www.myspace.com/babijaqueseossicilianos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife