Centenário de Jorge Amado, Alves Redol e Manuel da Fonseca é destaque em seminário

Alves Redol e Manuel Fonseca. Foto: Divulgação
Para registrar a passagem dos centenários de nascimento dos escritores portugueses Alves Redol (1911-1960) e Manuel da Fonseca (1911-1993) e do brasileiro Jorge Amado (1912-2001), a Associação de Estudos Portugueses Jordão Emerenciano, da Universidade Federal de Pernambuco, vai realizar, nos dias 5 e 6 de junho o seminário Comparatismo e Intertextualidade na Literatura Portuguesa: Realismo e Neo-Realismo Em Portugal e no Brasil.  O seminário se insere no elenco de atividades comemorativas do 10 de junho: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. As palestras realizadas no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE, das 9h às 12h e das 14h30 às 17h. Os interessados em formalizar a inscrição, gratuita, pelo email comparatismoport@gmail.com.
A iniciativa conta com o apoio do Departamento de Letras da UFPE, do seu Programa de Pós-Graduação, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e da Editora da mesma Universidade, e vai reunir durante os dois dias da sua duração, professores e estudantes de Letras daquela e de outras instituições de ensino universitário. O objetivo, além da específica homenagem aos escritores centenários materializado no estudo das respectivas obras, é abrir um espaço para a reflexão e o debate em torno da literatura – particularmente na sua expressão realista e neo-realista – e de outras artes (cinema, artes plásticas e fotografia), privilegiando-se o diálogo comparatista e intersemiótico.

Para fazer a palestra de abertura do Seminário os coordenadores da iniciativa – professores Anco Márcio Tenório Vieira, André de Sena Wanderley e José Rodrigues de Paiva – convidaram o professor Francisco Ferreira de Lima, da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA), especialista no Neo-Realismo literário português e também em literatura de viagens, assuntos sobre os quais o pesquisador publicou alguns livros além de vários artigos científicos esparsos em periódicos nacionais e internacionais. Francisco Ferreira de Lima falará sobre a obra de Alves Redol – particularmente sobre o romance Barranco de cegos – e suas relações com a política salazarista. O encerramento caberá ao professor Saulo Neiva, pernambucano que leciona na Universidade francesa de Clermont-Ferrand e que tratará da “Recepção de Jorge Amado na França”. Além destes, têm participação confirmada os professores Sônia Ramalho, Lucila Nogueira, André de Sena, César Giusti, Eduardo França, Paulo Cunha, Madalena Zaccara, Maria do Carmo Nino (todos da UFPE), Antony Cardoso Bezerra (UFRPE), Fabiana Furtado (UNICAP) e Cristina Botelho (UPE).
No decorrer das atividades acadêmicas será lançado o nº 8 da Revista Estudos Portugueses, da Associação de Estudos Portugueses Jordão Emerenciano, que tem, para esta edição, o patrocínio da Editora Universitária. A Coordenação do Seminário – que conta, ainda, com o apoio institucional do Conselho da Comunidade Portuguesa de Pernambuco e do Gabinete Português de Leitura – oferece, gratuitamente, 200 vagas para inscrições dos interessados em obter certificados na condição de ouvintes e franqueará o livre acesso a quem tiver interesse nas palestras.
                Contatos e mais informações pelo blog www.estudosportugueses.blogspot.com.br.

Serviço:
Seminário Comparatismo e intertextualidade na Literatura Portuguesa
Local: Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE
(Av. Professor Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária)
05 e 06 de junho, das 9h às 12h e das 14h30 às 17h
Inscrições e contato: comparatismoport@gmail.com, Tony Pradines (8688-7030)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Designer recifense oferece curso gratuito de costura e moda circular