Zé Manoel lança seu primeiro CD

Show no Pré-AMP 2012. Foto Marcelo Soares

O esperado lançamento do CD de Zé Manoel, pianista, cantor e compositor pernambucano, será neste sábado (5), no Teatro de Santa Isabel, no Recife. O disco, autointitulado, traz um repertório autoral, onde Zé Manoel traduz trajetórias e vivências em poesia e lirismo, embalados por ritmos genuinamente brasileiros e um sotaque deliciosamente pernambucano.

Nascido em Petrolina (PE), Zé Manoel começou a estudar piano aos 10 anos. Diferente da maioria das orientações clássicas para o instrumento, Zé teve como primeiras referências musicais valsas e choros de compositores brasileiros, como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Zequinha Abreu e Branca Bilhar. O gosto pelos arranjos nacionais foi encorpado mais tarde, pela descoberta de compositores da Música Popular Brasileira, entre eles Dorival Caymmi, Tom Jobim, Chico Buarque e Sivuca, o que despertou no aprendiz uma sensibilidade ímpar para criar suas próprias melodias.

Além do talento para compor arranjos musicais, Zé Manoel revela-se um sublime letrista, criando assim um universo próprio do artista, repleto de sensibilidade e ausente de clichês. Há quatro anos morando no Recife, o pianista começou a despontar como um dos novos nomes da cena pernambucana e seu trabalho vem sendo admirado por músicos, produtores e imprensa do país, mas cativa, principalmente, o público.


O disco
A produção do primeiro EP, em 2009, com sete faixas, abriu oportunidades para Zé Manoel, que foi convidado para participar do Observa e Toca e do Rec Beat em 2010, ambos no Recife, do 19º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), e ainda de festivais nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. Em 2011, venceu o Pré-AMP, festival realizado pela Prefeitura do Recife no intuito de revelar novos talentos, e com o prêmio produziu o CD.

Neste disco, que será lançado no Teatro de Santa Isabel, o artista aproveitou o repertório do EP e incluiu sete novas canções. As 14 faixas foram gravadas quase em sua totalidade, e mixadas, no Estúdio Carranca, no Recife (PE). A captação do piano foi feita no Zaga Music, estúdio de Leo Gandelman e Nico Rezende, no Rio de Janeiro. Para dar corpo aos arranjos, Zé Manoel foi acompanhado por músicos como Adelson Silva, da Spok Frevo Orquestra, Gilú Amaral, da Orquestra Contemporânea de Olinda, Sérgio Campelo, do Sagrama, Fred Andrade, Vinícius Sarmento, Beto Hortiz, dentre outros. A produção e direção musical do CD foram idealizadas pelo trio Zé Manoel, Albérico Júnior e Carlinhos Borges.

Os artistas convidados a participar do CD, todos também de Pernambuco, não ficam atrás, no quesito talento. O Grupo Bongar encorpa a percussão na faixa Sol das Lavadeiras; Soraia Bandeira, Isadora Melo e Carol Costa cantam com Zé Manoel em Calundú, Cinema Nacional e Acabou-se Assim, respectivamente. Participa ainda o cantor e compositor (parceiro na música Sol das Lavadeiras) Mavi Pugliesi, na música Samba Manco, de Kiko Dinucci.

Para ouvir e conhecer mais da trajetória de Zé Manoel, acesse: www.zemanoel.com.br.

Serviço:
Lançamento do CD de Zé Manoel
Local: Teatro de Santa Isabel
Data: 05/05/2012 (sábado)
Horário: 21h
Ingresso: R$ 20 e R$ 10 (meia) - À venda no Teatro Santa Isabel, no Bogart Café e na Passadisco.
Informações: contato@zemanoel.com.br | (81) 3355-3322 | (81) 9752-9254

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado