Sem título algum propõe diálogo entre três artistas na Galeria Amparo 60

Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (27), a Galeria Amparo 60 abre o calendário de exposições deste ano, com a mostra Sem título algum, que reúne, pela primeira vez, obras dos artistas Lula Wanderley, Paulo Bruscky e Adolfo Montejo Navas. A coordenação ficou a cargo de Joana D’Arc e a proposta que nasceu da interação e amizade entre os três busca criar conexões entre eles, apresentando ressonâncias, afinidades e conversas. 

O título (ou anti-título) já ressalta que nessa exibição as divisões entre os gêneros e suportes estão borradas, misturam-se, recombinam-se.  Nada mais sugestivo para destacar uma característica comum a esses artistas que apresentam ao público diversas linguagens expressivas, tendo como base a ampliação do imaginário artístico.

Com os seus desdobramentos textuais, videográficos, fotográficos, objetuais, sonoros e gestuais, Lula Wanderley, Paulo Bruscky e Adolfo Montejo Navas se direcionam para um território que transgride os espaços codificadores da arte mais canônica, aproximando a arte da vida. A mostra trará respostas e questões poéticas nascidas desses encontros, da amizade construída por eles ao longo de anos e das similitudes reconhecidas nas poéticas individuais de cada um.


As obras selecionadas vão ocupar todos os espaços da galeria, do jardim ao banheiro, passando pela vitrine. Para intensificar o diálogo, a conversa e a fusão entre os trabalhos, a coordenação optou por dispensar as placas identificadoras das obras. Em uma única parede, será possível encontrar um mapa que localizará e identificará as peças e seus autores. Assim, será criada uma espécie de obra coletiva, um pacthwork que aposta na conversa estética. Cada um poderá combinar aleatoriamente as peças em exposição e construir seu próprio discurso.

O pernambucano Paulo Bruscky, que continua vivendo e trabalhando no Recife, será uma espécie de anfitrião. Ele vai acolher o também pernambucano Lula Wanderley, que deixou a cidade na década de 1970, para enveredar-se pelo Rio de Janeiro, produzindo outros diálogos com a poesia visual e colaborando com Lygia Clark em suas pesquisas sobre o arte/corpo/psiquismo. Durante esses mais de 30 anos, os dois mantiveram uma forte interlocução poética e uma verdadeira amizade.

Esse encontro se completa com a presença de Adolfo Montejo Navas, espanhol, que mora no Brasil há 18 anos. Navas é mais reconhecido como poeta, tradutor, crítico, curador independente. Sua produção artística, ainda pouco conhecida, conecta-se diretamente com os territórios da poesia visual, objetual, livros de artista. Bruscky, o anfitrião, também mantém com o espanhol, que já escreveu livros críticos sobre suas obras. 

Sem título algum pretende reunir, juntar, justapor, produzir diálogos entre os três amigos artistas, mas, sobretudo, abrir para o público do Recife a possibilidade de conhecer pela poética intempestiva e irônica do artista Paulo Bruscky outras poéticas de artistas próximos e distantes daqui.

Segundo Joana D’Arc, a mostra contará com um intenso projeto educativo, que vai promover visitas escolares e encontro com professores para que os diálogos propostos possam reverberar nas escolas, colaborando com a necessária formação de público na cidade.

Serviço:
Sem título algum – Lula Wanderley, Paulo Bruscky e Adolfo Montejo Navas.
Coordenação: Joana D’Arc
Abertura 27 de março de 2012, às 20h
Visitação de 28 de março a 27 de abril de 2012.
Terça a sexta-feira, das 10 às 13h e das 14 às 19h
Sábados, das 10 às 14h
Galeria Amparo 60
Av. Domingos Ferreira, 92 A, Boa Viagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo