Programa CinEscola abre inscrições para segunda etapa do Fórum CinEscola

A segunda etapa do I Fórum CinEscola – Interações Audiovisual e Educação, acontece nos dias 30 e 31 de março, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Dando continuidade à programação do evento serão promovidas discussões que levam educadores e estudantes de artes, ciências sociais, pedagogia e comunicação a observarem os produtos audiovisuais como uma possível e infinita ferramenta educacional, aliando a discussão da sua aplicabilidade.

Devido ao sucesso da primeira etapa, a organização do evento decidiu abrir inscrições para os interessados em participar do segundo momento do Fórum, redistribuindo a carga horária. Serão mais de 10 horas de atividades pensadas para promover a reflexão sobre as interações entre o audiovisual e a educação. O encontro será dividido entre aulas presenciais e elaboração de projetos.
No dia 30, nomes de peso do cenário pedagógico, vão dividir suas experiências com os educadores e estudantes de como a utilização do cinema pode resultar em um bom instrumento didático. Já no sábado (31), os participantes irão criar um projeto didático, individual ou coletivo, trazendo como temática a relação do audiovisual com os educandos. A partir deste, uma atividade prática será desenvolvida, e em seguida avaliada através de um relatório.

Entre as presenças confirmadas, a escritora e Professora Inês Teixeira (UFMG), um dos nomes mais pertinentes no que tange cinema e educação, e o diretor executivo da primeira sala popular de cinema totalmente digital do Brasil, o Ponto Cine, Adailton Medeiros (RJ).

Para garantir participação na segunda etapa do Fórum, basta se pré-inscrever gratuitamente enviando um e-mail para forumcinescola@gmail.com, preenchendo os seguintes dados: nome completo, instituição de ensino (onde estuda ou ministra aulas), telefone, endereço e número de RG.

O Fórum é uma realização do Programa CinEscola, coordenado pela professora e produtora cultural Andréa Mota que compartilha a curadoria com as educadoras Liz Ramos e Silvana Marpoara. O projeto que tem o incentivo do Edital do Audiovisual/ Funcultura/ Secretaria de Cultura/ Governo de Pernambuco, conta com a co-produção do Centro de Atitudes e da Eixo Audiovisual e o apoio das Secretarias de Educação do Recife e de Pernambuco.

Programação I Fórum CinEscola - Interações, Audiovisual e Educação
Tema: O olhar ativo – O audiovisual na aprendizagem
Dia 30 de março (sexta-feira)
19h – O cinema na escola
20h – Relato: Realizando em 1 minuto

Dia 31 de março (sábado) 
9h – Elaborando um projeto para uso na escola
11h – Relato: Ponto Cine
14h – Relatos: Estimulando o olhar ativo

Serviço:
I Fórum CinEscola
Dias 30 e 31 de março
Local: Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Endereço: R. Real da Torre, 299 – Madalena
Inscrições gratuitas pelo e-mail forumcinescola@gmail.com
Informações: (81) 3463.6662

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife