Fórum CinEscola

Programa Cinescola promove encontro entre educadores, realizadores e estudantes
1ª edição do Fórum CinEscola traz na programação debates que estreitam as relações do audiovisual com a educação




Para promover diálogos que leve educadores e estudantes de artes, estudos sociais, pedagogia e comunicação, a observarem os produtos da sétima arte além do entretenimento, o Programa CinEscola promove um encontro que trará o cinema como ferramenta educacional. O I Fórum CinEscola – Interações, Audiovisual e Educação, acontece nos dias 02, 03, 30 e 31 de março, no Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena.

Serão 26 horas de atividades, pensadas para promover a reflexão sobre as interações entre o audiovisual e educação. O evento é gratuito e com capacidade para apenas 400 pessoas. Para garantir participação, basta se pré-inscrever até o dia 29 de fevereiro, pelo e-mail forumcinescola@gmail.com, preenchendo os seguintes dados: nome completo, instituição de ensino (onde estuda ou ministra aulas), telefone, endereço e número de RG.

O encontro será dividido entre aulas presenciais e elaboração de projetos. No primeiro momento, nomes de peso do cenário pedagógico, vão dividir suas experiências com os educadores e estudantes de como a utilização do cinema pode resultar numa boa ferramenta didática. Entre as presenças confirmadas, Moira Toledo, quecoordena desde 2004 o projeto Formação do Olhar do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e Inês Teixeira, no momento uma das mais renomadas escritoras do país quando o assunto é cinema e educação.

Já na segunda etapa do evento, os participantes irão criar um projeto didático, individual ou coletivo, que tragam como temática a relação do audiovisual com os educandos. A partir deste, uma atividade prática será desenvolvida, e em seguida avaliada através de um relatório.

O fórum é uma realização do Programa CinEscola, que tem como responsável pela produção e comunicação, a produtora cultural Andréa Mota. O projeto foi aprovado pelo Edital do Audiovisual - Funcultura - Governo de Pernambuco, e conta ainda com a co-produção do Centro de Atitudes e da Eixo Audiovisual e apoio da Secretaria de Educação do Estado.

Programação I Fórum Cinescola – Interações, Audiovisual e Educação
TEMA: A FORMAÇÃO DO OLHAR
Dia 02/03 (sexta-feira) - 19h às 22h – Aprendendo a olhar
Dia 03/03 (sábado) - 9h às 12h – Ensinando a olhar / 14h às 16h – O audiovisual na educação cidadã

TEMA: O OLHAR ATIVO – O AUDIOVISUAL NA APRENDIZAGEM
Dia 30/03 (sexta-feira) - 19h às 22h – O cinema na escola
Dia 31/03 (sábado) - 9h às 12h – Elaborando um projeto para uso na escola / 14h às 18h – Estimulando o olhar ativo.


Clique na imagem para ampliar





Serviço:
I Fórum CinEscola
Dias 02, 03, 30 e 31 de maço
Local: Centro de Formação de Educadores Paulo Freire
Endereço: R. Real da Torre, 299 – Madalena
Inscrições gratuitas pelo e-mail forumcinescola@gmail.com
Informações: (81) 3463.6662

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife