Cabo de Santo Agostinho recebe o I Festival Nacional de Teatro de Rua

Homenagem ao Grupo da Gente (GRUDAGE)

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho através da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer realiza o I Festival Nacional de Teatro de Rua do Cabo de Santo Agostinho no período de 23 de fevereiro a 3 de março, valorizando a tradicional vocação da cidade às artes cênicas. O Festival foi discutido e formatado com a participação do movimento de teatro local, conta com o apoio operacional do Centro CARCARÁ e faz uma justa homenagem ao Grupo da Gente (GRUDAGE) por seus 30 anos dedicados ao fazer teatral em Pernambuco.

A programação é formada por 10 espetáculos na mostra competitiva e o espetáculo Viva a Nau Catarineta, que é produzido pelo GRUDAGE como convidado abrindo o Festival. As apresentações serão realizadas em dez bairros e no centro do Cabo de Santo Agostinho. A seleção dos espetáculos foi feita por uma comissão formada por representantes de grupos locais.

Serão realizadas conversas com público e promovidas três oficinas para participantes e artistas cênicos locais, são elas: Confecção de Máscaras, Técnicas Circenses para Atores e Teatro de Rua. A Comissão Julgadora do Festival será composta pela atriz, encenadora e educadora Evânia Copino; o ator, encenador, educador e diretor da Escola Nacional de Circo, Zezo Oliveira – representando a Funarte; e o historiador, palhaço, educador, ator e encenador Williams Sant’Anna, que é também Presidente do Centro Carcará.


Os vencedores receberão um troféu confeccionado pela artista plástica cabense Síntia Alves, e toda a programação do Festival será totalmente gratuita.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer do Cabo de Santo Agostinho (81) 3521-6761.

Programação:

25
19h -  Abertura Solene
19h30 - ESPETÁCULO CONVIDADO – VIVA A NAU CATARINETA
Texto: Altimar Pimentel
Direção: José Manoel
Grupo da Gente Grudage – Cabo de Santo Agostinho
Local: Pátio da Estação, no centro da cidade

26
16h - Praça de Jussaral
A INCONVINIÊNCIA DE TER CORAGEM
Texto: Ariano Suassuna
Direção: Fábio André
Pontinho de Cultura Galpão das Artes/Centro de Criação Galpão das Artes – Limoeiro
A história agrega elementos pitorescos do cotidiano popular nordestino bastante explorados pelo escritor em sua obra. Narrando uma trama cujo eixo central e a suspeita da traição pairando sobre um casal se torna o mote central para o desenrolar dos acontecimentos. Com humor e irreverência, os atores fantasiados como bonecos, interagem com a plateia, ao mesmo tempo em que embalam a narrativa com canções diversas e também criam a sonoplastia do espetáculo.

27
15h30 - Engenho Massangana
A ROUPA NOVA DO IMPERADOR
Texto: Hans Cristian Andersen – Adaptação: Carlos Ola
Direção: Carlos Ola
Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira  - Guaçuí – ES
Baseado no conto “Os Impostores”, de origem oriental, e ainda na obra de Hans Christian Andersen, o espetáculo narra a história de um rei narcisista, preocupado somente com suas roupas, enquanto o povo cada vez mais é oprimido por impostos. Diante de mais um concurso para eleger a nova roupa do rei, dois espertalhões armam um plano mirabolante, de fazer um traje belíssimo bem que somente aqueles que são “nobres” podem ver, deixando o rei na dúvida se é realmente o legítimo herdeiro do trono.

20h30 – Praça Marcos Freire – Ponte dos Carvalhos
SALTIMBEMBE MAMBEMBANCOS
Texto : O Grupo
Direção: O Grupo
Grupo Rosa dos Ventos – Presidente Prudente - SP
É um espetáculo que mistura circo com teatro de rua, onde são apresentados números de variedades como: malabarismo, acrobacia de solo e perna de pau. Todo esse repertório é acompanhado por música ao vivo e vivido pelos palhaços da trupe.

28
20h30 – Praça do Terminal  da Cohab
OM CO TÔ? QUEM CO SÔ? PROM CO VÔ?
Texto e Direção: Lucciano Dretta
Grupo Circo Navegador – São Sebastião - SP
De maneira bastante irreverente, o Palhaço Surubim provoca o público para a vivência divertida e “descompromissada”, por meio das rotinas de um show circense, misturando cenas clássicas e criações próprias, equilibrando-se entre o deboche e a elegância. Os recursos utilizados no espetáculo são: o “velho e bom” jogo de palhaço, aliado a habilidades como malabarismo, mágica cômica e pirofagia.

29
16h30 – Centro de Artesanato Arquiteto Wilson Campos Junior - PE60 - Cohab
CADÊ MEU BOI?
Texto: Java Araújo
Direção: Marcelo Rhwushansky
Cia. Teatral Minutos de Arte – Cabo de Santo Agostinho
Conta a história de Mateus e Catirina, trabalhadores rurais que são explorados pelo perverso Capitão. Cansados dos maus tratos, buscam orientações da Comadre Dona Pequena e das forças místicas da Velha Cachimbeira para se livrar da maledicência do Capitão.

20h30 – Conjunto Residencial Novo Tempo V – Cidade Garapú
BELELÊ BALAIO
Texto e Direção: Gilvan Balbino
Grupo De 4 no Ato – Rio de Janeiro - RJ
Um espetáculo de inspiração folclórica que dialoga com as muitas versões dos contos de Câmara Cascudo. Maria Muxibenta quer casar suas três filhas Maria Sem Graça, Maria Com Graça e Virgem Maria. Mas para isso o futuro marido tem que ser rico, bonito ou, de preferência, as duas coisas. Uma comédia em cordel baseada nos delitos populares, de personagens que se confundem com pessoas comuns do nosso cotidiano.

1 de março
15h30 – Praça da Charnequinha
A TRAMA DO ASSUSTADO
Texto: Hélio Lima
Direção: Messias Domingos
Companhia Teatral Arte Viva - Santa Cruz - RN
É uma farsa baseada na cultura popular, utilizando elementos como boi de reis, bonecos, burrinha e músicas para contar as aventuras das personagens Gaspar e Cancão, que vão disfarçados de mulheres para o assustado na casa do Coronel Ludugero, em busca da formosa Juvelina.

20h30 – Praça da Matriz – Pontezinha
A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN
Autor: Desconhecido
Direção: Roberto Rosa
Grupo Rosa dos Ventos – Presidente Prudente - SP
Um espetáculo que propõe uma saborosa fusão entre circo e teatro. Um trabalho instigante, atual e curioso que utiliza o jogo do palhaço, acrobacia, malabarismo, pernas de pau e música ao vivo para contar a história do advogado Pathelin, um grande trapaceiro que diante de sua ruína financeira, aplica um golpe em Guilherme Côvado, renomado comerciante de tecidos.

2 de março
15h30 – Pátio da Fábrica – Pirapama
REVOLTA NO PAÍS DOS RETALHOS
Texto: Adaptação de Edes di Oliveira do texto Revolução na América do Sul de Augusto Boal.
Direção: Edes di Oliveira
Grupo Teatro de Retalhos – Arcoverde
O espetáculo conta a saga de José da Silva, um cidadão como outro qualquer, que quer apenas viver com dignidade. Com a parceria de seu amigo Zequinha Tapioca, ruma numa jornada à procura do seu lugar. Entre líderes, políticos e entre os poderes, vê-se rodeado de coligações e manifestações contrárias aos seus direitos.

20h30 – Praça de Suape
ACORDA, AURORA! A COMÉDIA
Texto e Direção: Isaú Firmino
Rataplan Cia. De Teatro – João Pessoa – PB
A Princesa Aurora, atingida por uma praga da Bruxa Malévola entra em coma profundo. E só pode ser salva com um beijo de um intrépido Príncipe. Na estória original, ela é condenada a dormir 100 anos, mas uma fada madrinha colaborando até onde pode, faz também que todo reino adormeça. Em Acorda, Aurora! A Comédia, não é bem assim que as coisas acontecem. Quando dois artistas circenses resolvem recontar a fábula de “A Bela Adormecida”, acabam criando uma nova versão para uma velha estória de amor.

3 de março
19h – Pátio da Estação – Centro
Apresentação do Grupo Toadas de Pernambuco
Premiação do Festival

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente