Samarone Lima lança nova edição de Viagem ao Crepúsculo

Cuba. Foto: Divulgação

O escritor Samarone Lima lança nesta segunda-feira (30), às 19h, no Espaço Cultural Mamulengo, na Praça do Arsenal, a nova edição do seu Viagem ao Crepúsculo. Desta vez publicado pela editora pernambucana Paés, o livro foi revisto e ampliado, incluindo um novo capítulo: “Medo, Revolta, Delação. Como o Regime Cubano se Mantém Após Cinquenta Anos”. O livro traz ainda as imagens fotográficas do ensaio “Encubado”, assinado por Beto Figueirôa. Vale lembrar que em sua primeira edição (2009), pela editora Casa das Musas, “Viagem ao Crepúsculo” foi finalista do 52° Prêmio Jabuti na categoria Reportagem.

Por mais uma coincidência do destino, entre tantas outras que ligam Samarone à obra desde a sua gestação, a segunda edição ficou pronta exatamente num momento em que as atenções mundiais se voltam novamente para a dura realidade do povo cubano com a morte de mais um dissidente que protestava com greve de fome contra violações de direitos humanos sob o regime dos irmãos Castro. Após 50 dias sem comer, Wilman Villar, 31 anos, morreu este mês. Isso reavivou o episódio do caso Orlando Zapata Tamayo que, depois de 85 dias de greve de fome, faleceu em fevereiro de 2010, quando o então presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva visitava Cuba.

Samarone Lima. Foto: Tom Cabral
Viagem ao Crepúsculo - No final de 2007, o jornalista Samarone Lima pediu licença do trabalho, comprou passagens para Havana, e viajou com um único objetivo - conhecer de perto a vida real dos cubanos. Para isso, evitou hotéis, se hospedou nas casas dos cubanos mais simples, onde ganhou amigos e confidentes. Aos poucos, diversos relatos se transformaram num imenso mosaico sobre a vida na Ilha, após 50 anos de um fechado Regime Comunista. O panorama destes encontros, repleto de emoção, está no livro “Viagem ao Crepúsculo”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)