Orla de Candeias recebe festival de cinema e exposição fotográfica



Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nas próximas quinta e sexta-feiras (29 e 30), a orla de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, recebe a sexta edição do PE Festival Cine Arte. Realizado pela ABPA, uma empresa do Grupo Antônio Bernardi, o evento é gratuito e reúne exposições fotográficas e mostra de cinema. O festival, que vai das 18h às 22h, nos dois dias, faz parte das comemorações para o Réveillon do município, inserindo mais entretenimento e arte neste final de ano.

Numa estrutura que será montada na areia da praia, oito artistas pernambucanos vão expor seus trabalhos fotográficos, passando por temas ligados à música, futebol, cultura e até devastação urbana. Para fechar um 2011 cultural, acontece a sexta edição do PE Festival Cine Arte, nos próximos dias 29 e 30, na orla de Candeias, Jaboatão dos Guararapes. Realizado pela ABPA, uma empresa do Grupo Antônio Bernardi, o evento é gratuito e reúne exposições fotográficas e mostra de cinema. 


O festival, que vai das 18h às 22h, nos dois dias, faz parte das comemorações para o Réveillon do município, inserindo mais entretenimento e arte neste final de ano. Numa estrutura que será montada na areia da praia, oito artistas pernambucanos vão expor seus trabalhos fotográficos. Passando por temas ligados à música, futebol, cultura e até devastação urbana, entre os fotógrafos, está Jedson Nobre, com "Hoje é dia de Rock, bebê", que fala um pouco sobre a sua paixão pelos sons, além de mostrar os bastidores de shows nacionais e internacionais.

Outro que atua circulando pelo meio musical é João Vitor Alves, que expõe o olhar de um fotógrafo em coberturas de diversas apresentações musicais pelo Nordeste. Já uma das maiores paixões brasileiras podem ser vista em "Futebol Arte!", de Ricardo Fernandes, com os melhores lances clicados em mais de 500 partidas.

Saindo das chuteiras para o salto alto, "Moda", de Armando Artoni, traz fotos das pessoas mais produzidas, conduzindo a uma imagem bonita e íntima dos personagens que atuam diante das câmeras. Em "Pernambuco de Cultura e Cores", de Flavio Alves, o estado é o centro de tudo, com cores que pintam a cultura e a beleza de um povo alegre e apaixonado pelo carnaval.

Também retrata uma das maiores manifestações artísticas pernambucanas Clélio Tomás, em "Vem pro Carnaval de Pernambuco", onde o foco está na irreverência dos personagens pitorescos e inusitados da festa. Da comédia à tragédia, Bruno Campos traz "Reconstruir", uma série de imagens sobre a devastação causada pelas chuvas desse ano no estado. A dor da perda, a destruição e a fragilidade da população são captadas em diversos ângulos.

Em "Paisagens", Luiz Fabiano mostra Fernando de Noronha em imagens fora e debaixo d′água para dimensionar o que tem de melhor no mundo da natureza. E como o PE Festival Cine Arte também é feito de imagens em movimentos, foram trazidos curtas e médias metragens, como os documentários "Quando as garagens virarem teatro", de Luiz Felipe Botelho, e o "Menino Maluqinho", de Ziraldo.

Participam ainda do festival "Garoto de Barba", ficção dirigida por Christopher Faust, e "Mulher do Trem", curta que mostra a graça e a tradição circense presentes na composição de personagens para o teatro brasileiro. O PE Festival é viabilizado pela Lei Rounaet, de incentivo a cultura, através do Ministério da Cultura, e conta com o apoio da Pitú e patrocínio da Skol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife